terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Emigrante Luso no Natal


JORGE LAGE

A vida dos emigrantes, na sua maioria, não é fácil. Observando a vida dos meus familiares e amigos, levou-me a ter mais admiração e respeito pelos nossos emigrantes. Em qualquer canto do mundo que encontre um português, fico sempre com a sensação que pertencemos à mesma família e recebo logo tratamento familiar. Hoje, decidi dar-vos a conhecer um emigrante mirandelense invulgar, Silvino Potêncio, de Caravelas (onde as pessoas, se fustigadas pelo vento se viravam de lado, para andarem melhor). O Silvino subiu a corda da vida a pulso. Hoje, é um homem de sucesso, mirandelense e transmontano. É um activo escritor activo, com obra divulgada na net (silvinopotencio.net › livrovisitas, entre outros). A «Antologia de Autores Transmontanos…» tem um belo poema seu («Fui Pastor em Trás Os Montes»). Junto uma carta que me dirigiu e que agradeço (na foto Silvino com a mão no Prof. Adriano Moreira, em Grijó): «Natal,17 de Novembro de 2019. Meu Caro Amigo Dr Jorge Lage, Depois de mais de 45 dias em Portugal cá estamos de volta à minha casa no Brasil. Tal como já vem acontecendo nas últimas visitas que eu fiz a Trás Os Montes as decepções se sucederam com apenas algumas alegrias que surgiram quase por força do acaso. O meu Filho completou o Mestrado em Leiria (…) e voltou ao Brasil mas para a terra da Namorada dele que fica a 5.000 kms de Natal. Pela primeira vez a TAP me decepcionou e note que a primeira viagem foi em 1972! Entrámos no avião (…). O comandante mandou desembarcar todos os passageiros por causa de um “inspeção na cabine”!? 3 hrs depois embarcamos todos de volta ao mesmo – mesmos assentos, mesmas pessoas – menos um casal que estava sentado na cadeira atrás de nós e não o vimos mais em redor! Eu já estava (…) para o aeroporto quando veio a noticia de Mirandela: o meu Irmão mais velho tinha falecido! Não havia mais condição para cancelar passagens e ir ao enterro… e não fui! Uma das maiores alegrias foi a minha oportunidade para assistir a Inauguração da Biblioteca Prof Dr Adriano Moreira em Grijó. Por causa do frio (já não estou acostumado a temperaturas baixas…) peguei gripe, dor de dentes, e até o “paludismo” me atacou – herança (…)  de Angola. Conversei com o Amigo Jerônimo e consultei a possibilidade de publicar aí alguns dos meus livros impressos mas ficou inviável!... a melhor alternativa será a Edição apenas em PDF (…) diga o seu endereço postal actual para eu lhe mandar um exemplar do meu livro CURRIÇAS DE CARAVELAS.»

1 comentário:

  1. Aqui de público eu agradeço ao Amigo e Conterrâneo Dr Jorge Lage pela divulgação dos meus escritos que eu vou compilando nas minhas horas vagas.
    Tal como eu já divulguei no meu FB, actualmente tenho 4 títulos já publicados pela AGBOOK (Editora de São Paulo) e vendidos através do site do Clube de Autores.
    Em breve estarão também publicados mais alguns livros da minha Autoria disponibilizados na versão impressa ou digitalizadas em PDF que podem ser baixados diretamente via Internet. E desde já agradeço a todos pela leitura.
    Um Forte e Fraterno Abraço Transmontano de sempre!
    Silvino Dos Santos Potêncio
    Emigrante em Natal/Brasil

    ResponderEliminar

O "bairro dos retornados e pretos".

  Antonio Cunha   @AntonioCunha79   Cresci num dos piores bairros da margem sul, onde os meus amigos não podiam ir brincar pq era o &q...