segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Tudo que a terra transmontana produz



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra    
  
Ontem houve magusto de São Martinho que a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica organizaram no espaço que fica entre o Centro Comercial Fonte Nova e o Califa. Como sempre estas festas chamam sempre muitos comprovincianos e amigos desta região e da “colónia” transmontana que é muito grande. Também lá me desloquei e provei a pinga transmontana que é do melhor que temos e mundialmente conhecido por Vinho do Porto. Só porque descia Douro abaixo nos “Revelos”, e em Vila Nova de Gaia era engarrafado.
Agora já nem “Revelos” existem, o último foi o almirante Sarmento Rodrigues a fazer nele a última descida.  Como paga esteve preso pelos “abrilistas” só porque era presidente a Torre Alta, aquela empresa que de Tróia fez uma jóia turística no seu tempo.
Mas vamos ao magusto da castanha 2019. Que decorreu em beleza, como e timbre da casa de Trás-os-Montes e Alto Douro quando tem membros do tipo de um Hirondino Isaías e dum Armando Palavras, e outros mais que deixam os seus afazeres para de corpo e alma se entregarem a estes eventos regionalistas por puro regionalismo e empenho pela causa comum e que a todos os transmontanos diz respeito. Fui e gostei de ver aquela forma que se dão a trabalhar e gastam fazendo despesa sem olhar esperar rentabilidade, até parecem os nossos políticos que comem e bebem, e metem algum no bolso ou nos bancos à custa do pagode.
Que diferença entre regionalistas e politiqueiros. Bem, mas eu fui lá para dar o meu abraço ao Dr. Armando Palavras e tive a sorte de ser descoberto pela minha estimada conterrânea Maria Matos que calhou passar por lá com seu marido, no fim de almoço; nem de propósito se fosse combinado por certo que não dava assim como deu.
Foi também um meu vizinho, e como estava com pressa fiz-lhe companhia e deixei as castanhas no assador para quem as ficou a comer, eram muitas e boas como tudo que a terra transmontana produz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quatro mulheres israelitas fazem História na Força Aérea

  Quatro mulheres israelitas, fizeram História na Força Aérea, ao participarem, na noite de Sexta-Feira, no ataque aéreo ao Irão, como nav...