sábado, 12 de outubro de 2019

Sinclética Soares Santos Torres, a primeira deputada preta portuguesa


Foi, de forma trauliteira, avançado por adeptos daquele grupelho a que dão o nome de “Livre”, que Joacine Katar Moreira seria a primeira preta (perdão, eles que sabem pouco de semântica, dizem “negra”) a ocupar um lugar no Parlamento Português.
Esquecem-se que a 24 de Abril de 1974, existiam quatro mulheres (deputadas) na Assembleia Nacional: Custódia Lopes, Maria de Lourdes Filomena Figueiredo de Albuquerque, Maria Ester Guerne Garcia de Lemos e Sinclética Soares Santos Torres, deputada por Angola, entre 1965 e 1974, a quem se deve muita da atenção à questão da droga naquele território. Esta deputada (que era preta), defendia que se devia distinguir a toxicomania, enquanto “problema do mundo civilizado” dos consumos tradicionais efectuados pelas populações nativas. Morreu em Luanda em 2009.
Mas Sinclética não estava sozinha na representação dos afro-descendentes que participaram activamente em governos do Estado Novo. Alguns exemplos:
Martinho Nobre de Melo - Ministro dos Negócios Estrangeiros e Embaixador de Portugal no Brasil;
Joffre Pereira Van Dunen - Deputado na Assembleia Nacional;
António Burity da Silva - Deputado na Assembleia Nacional.
É bom, portanto, repor certas verdades que esses grupúsculos e seitas totalitárias andaram ano após ano a esconder com as aldrabices do costume! Ao que parece o Estado Novo era mais aberto à igualdade de género e raça do que este Estadinho “Democrático” e CORRUPTO!

1 comentário:

  1. Bom dia: estou a conduzir uma investigação com pretensões históricas e por isso o rigor e origem daquilo que incluir no meu trabalho é da mais primordial importância. Li com atenção este artigo e encontro uma discrepância quanto ao local de morte da deputada Sinclética Torres: aqui diz que morreu em Luanda em 2009 mas encontrei um artigo na wikipédia que afirma que morreu em Lisboa em Outubro de 2008 (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sincl%C3%A9tica_Torres).
    Pode ajudar-me?
    Quanto aos outros nomes de outros pretos com cargos políticos no anterior regime, pode dar-me indicações sobre onde confirmar essas informações (que eu possa citar no meu trabalho e que possam ser verificáveis pelos eventuais leitores)
    Obrigado
    (Responder para Pedro_esgalhado@hotmail.com, por favor)

    ResponderEliminar

Uma ideia peregrina