sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A tipa e a bandeira…



A História é antiga e continua a circular com 

insistência nas redes sociais, sob a forma de 

acusação de lesa-pátria.

No decurso de uma manifestação contra a visita de Marcello Caetano à capital britânica, em 1973, Soares terá profanado a bandeira nacional. Mas não há provas, imagens ou testemunhos de que o tenha feito. E se os há, ou houve, estarão no segredo dos deuses.
Que há gente entre os 75/80 anos a afirmar ter visto as imagens na televisão, isso há. Mas, normalmente essa acusação sem prova, está ligada a movimentos residuais de extrema-direita.
Porque razão trazemos este pedaço de memória à colação? Porque ontem deparamos nas redes sociais com um vídeo que nos deixou perplexo!
Numa inauguração recente, a ministra da cultura, Graça Fonseca, trajando de vermelho, atira literalmente a bandeira nacional ao chão, com sorriso de troça enquanto bate palmas, dirigindo o olhar para o chão. Quem a secunda, toma a mesma atitude.
Desta profanação há provas - o vídeo removido. Visto por nós e por muitos outros.
Não escreveríamos estas linhas se o que sucedeu a seguir, não fosse, de certa forma repugnante, no que respeita ao relacionamento humano.
Partilhamos o vídeo na nossa página. Cerca de uma hora depois, tornámos lá. O vídeo tinha desaparecido, e no seu lugar estava isto:

“Este conteúdo não está disponível neste momento
Geralmente, quando isto acontece, significa que os conteúdos foram removidos ou que o respetivo proprietário os partilhou com um grupo restrito de pessoas ou alterou quem os pode ver”.

Graça Fonseca (Graça Maria da Fonseca Caetano Gonçalves), nasceu em Lisboa no ano de 1971. É doutorada em sociologia no ISCTE. Na sua biografia consta que foi investigadora entre 1996 e 2000. E a partir daí fez vida exercendo apenas funções políticas como a sua colega de Governo, Mariana Vieira da Silva.
O País está entregue a esta gente! A estas tipas!


2 comentários:

  1. Tal como se pode comprovar a partir do minuto 1.21, do vídeo deste link: www.youtube.com/watch?v=_Tl-wmFXZqg, nem a tal "tipa" atirou a bandeira ao chão, nem se viu um sorriso de troça. Não sei que vídeo andaram a ver, mas essas "visões" foram após consumir algo de fora do comum? Mentir é feio.

    ResponderEliminar
  2. João Lucas, não chame mentiroso a quem o não é. Na sua mensagem remete para determinado link. sabe o que aparece quando se faz busca? Isto:

    Your search - www.youtube.com/watch?v=_Tl-wmFXZqg - did not match any documents.

    Suggestions:

    Make sure that all words are spelled correctly.
    Try different keywords.
    Try more general keywords.
    Try fewer keywords.

    Afinal, quem mente?

    ResponderEliminar

“Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial“

  “ Nexus :  Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial “, aborda como o fluxo de informações moldou a histó...