terça-feira, 21 de maio de 2019

“Le ciel de la Kolima”



Evguenia Solomónovna Guínzbourg nasceu em Moscovo, 20 de Dezembro de 1904, e faleceu a 25 de Maio de 1977. Escritora russa, passou cerca de 18 anos no Gulag.
Em 1920 iniciou os seus estudos universitários, especializou-se em Pedagogia. Em 1934, já como membro do partido, foi nomeada professora de História do Partido Comunista, e nomeada directora do departamento para a História do Leninismo. Em 1935 obrigaram-na a abandonar a universidade.
Casada por duas vezes, teve um filho de cada relação. Depois do assassinato de Serguéi Kírov em Dezembro de 1934, durante a Grande Purga estalinista, foi acusada de pertencer a um grupo contra revolucionário.
A 1 de Agosto de 1937 foi sentenciada a pena de 10 anos de prisão, sendo-lhe confiscados todos os bens. Segundo carta enviada ao Presidente do Soviet Supremo, Eugénia afirma que o seu processo judicial “durou sete minutos”.
Foi presa, onde sentiu as condições infames das prisões de Moscovo, especialmente da prisão de Butyrka, e num comboio de prisioneiros foi mandada para Magadán, a capital de kolima o mais terrível campo de concentração soviético do Gulag, onde estiveram Varlam Chalamov e Aleksandr Soljenítsin (entre outros intelectuais).
Em Fevereiro de 1949 é libertada, mas permaneceu em Magadán mais cinco anos. Após a morte de Estaline em 1953, depois de recorrer a várias autoridades para que o seu caso fosse reconsiderado, permitem-lhe finalmente o regresso a Moscovo.
“Le ciel de la Kolima” (ainda não traduzido para português!) é o livro que conta toda esta experiência desumana. Uma biografia esplêndida. Morreu com 72 anos de idade em Moscovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O crime de Bordalo II

 O OBSERVADOR alertava: Observador @observadorpt Bordalo II cobre campa de Salazar com caixa de medicamento "antifascista" Hoje te...