domingo, 16 de dezembro de 2018

Prémio Literário Professor Doutor Adriano Moreira - atribuido pela Casa de Trás-os-Montes e alto douro de LISBOA

Nota de Imprensa
Prémio Literário Professor Doutor Adriano Moreira!

Instituído pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD) para distinguir o melhor livro do ano de escritores transmontanos que apresentaram livros sob a sua tutela, foi este ano atribuído ao Dr. Altino Moreira Cardoso, a título de Prémio de Carreira, atribuído por um júri constituído com base na Tertúlia Transmontana, por voto secreto, no dia 5 de Dezembro p.p.
O laureado, natural da Régua, nascido em 1941, é licenciado em Filologia Românica e em Ciências da Educação, com frequência do curso de Direito e do Conservatório, antigo membro da Tuna Académica de Coimbra e do Conjunto de Câmara Carlos Seixas. Fundador do Jornal Amadora-Sintra, que dirigiu durante 13 anos, apresenta uma vasta obra publicada, cerca de 33 livros, em 16 anos.
Destaca-se a trilogia O Grande Cancioneiro do Alto Douro, considerada a Bíblia da Região, que junta às letras das canções as respectivas pautas musicais. Criativo e divulgador de episódios menos conhecidos da História de Portugal, relacionados com a nossa Região, atingiu o auge da sua investigação interpretativa com a Magna Carta do Vinho do Porto, ao cunhar assim a escritura da venda da primeira Quinta do Douro aos Monges de Cister. Tem vasta obra pedagógica e uma apreciável obra de composição musical.
Sendo um escritor de raízes, focado na sua região duriense, apresentou recentemente o seu último livro Abordagens, ensaios literários sobre três grandes escritores durienses: Agustina Bessa Luís, António Cabral e João de Araújo Correia, tendo em preparação idêntico e muito profundo estudo sobre Miguel Torga.
CTMAD em Lisboa, 19 de Dezembro de 2018

 Presidente da CTMAD                     O Presidente do Júri
     Hirondino Isaías                              Jorge Sales Golias                               

Saudações transmontanas,


Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tel: 217939311 Tlm: 916824293
Campo Pequeno, 50 - 3º Esq.
1000-081 Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...