quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Apresentações do «Romanceiro da Castanha» em Braga e na Guarda


Jorge Lage

Quero pedir desculpa à organização do Magusto comunitário dos Fóios (de ambos os lados da fronteira), nas fraldas da Serra da Malcata – Sabugal por este ano não poder estar presente devido a compromisso assumido com o Município de Bragança e marcado para a mesma tarde de 03 de Novembro. Depois de lançado em Bragança, na Norcastanha, tendo sido apresentador o Doutor António Tiza, o «Romanceiro da Castanha» vai ser apresentado dia 11 de Novembro, pelas 15H00, na «Festa de S. Martinho», na Arrifana – Guarda, mercê dos amigos que por ali tenho e a quem não posso dizer não. É uma festa que enche um pavilhão, sendo aberta pela minha intervenção sobre a Castanha/Castanheiro, neste caso sobre o meu quinto livro sobre este tema. No S. Martinho de 2017 havia todo um pavilhão cheio de gente da região e como aperitivo tem um concurso gastronómico, de que fui o mentor e em que participa muita da restauração da cidade da Guarda, seguindo-se um Magusto comunitário. A Câmara Municipal marca presença com várias figuras cimeiras. Posteriormente, a 17 do mesmo «Mês das Almas», pelas 17H30, será a vez de o livro se dar a conhecer na sede da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga (Rua Simões d’Almeida, junto à estátua de Nossa Senhora de Braga), apresentado pelo Doutor José Hermínio Machado, e será este «aperitivo cultural» que vai a abrir o magusto anual promovido por esta Casa Regional (ctmadembraga@gmail.com ou 253216038). As apresentações dos livros são, para mim, festas culturais e sociais a que todos são convidados, só devendo adquirir os livros quem gosta do tema. A Entrada é livre.

Provérbios ou ditados de Novembro:
          Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho.
          Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
          Onde quer, está o diabo trás da porta.
Jorge Lage – jorge.j.lage@gmail.com – 31OUT2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lendas e Contos Populares Transmontanos, Vol. 1 com apresentação no Porto

  Tenho o gosto de enviar o Convite para a apresentação deste meu livro, no próximo sábado (4 de maio), pelas 14h30, na Casa Regional dos ...