domingo, 4 de novembro de 2018

Portugal na Espanha Árabe - António Borges Coelho

POSTIGO














Obra publicada, pela primeira vez, em 1971, este volume de 600 páginas, agora editado pela Caminho, numa terceira edição, vem dar oportunidade a uma nova geração de leitores, de conhecerem, em concreto, as relações entre Cristãos e Árabes, na Península Ibérica, concretamente em Portugal. António Borges Coelho tem uma vida longa no relato histórico. Presentemente, está debruçado na sua História de Portugal, cujo 5º volume já saiu a público.
Este volume que hoje saudamos, demonstra-nos uma nova visão sobre os “Árabes portugueses” e sobre os “Cristãos portugueses”. Ambos comunicavam de postigo para postigo.
A dado passo, o historiador diz no prefácio da primeira edição: “Quantos, entre a gente instruída da nossa terra, ignoram que Coimbra, Lisboa, Santarém, Évora, Beja, Alcácer, Mértola, Silves, Faro foram centros notáveis de civilização árabe peninsular e cenário de relevantes acontecimentos políticos”.  “Passeando-se” pelas terras e histórias das terras onde viviam os “mouros”, ainda hoje pode surpreender quem abre este livro.


António Borges Coelho nasceu em Murça, Trás-os-Montes, em 1928. O seu percurso de vida é caracterizado por uma intensa actividade política e académica. É hoje um dos historiadores portugueses mais prestigiados. Foi Professor Catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, onde participou em numerosos júris de provas de mestrado, de doutoramento e de agregação e orientou inúmeras teses de mestrado e de doutoramento.
Autor de uma vasta e rica bibliografia (em que se inclui também a poesia, o teatro e a ficção), participou em diversos congressos e reuniões científicas, nomeadamente em Espanha e no Brasil. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago e recebeu o Prémio da Fundação Internacional Racionalista. Deu a sua Última Lição em 11 de Dezembro de 1998, mas continua a dedicar-se com o mesmo entusiasmo à investigação e à divulgação daquilo que não é possível dissociar do seu nome: a História.

Portugal na Espanha Árabe
ANTÓNIO BORGES COELHO
EDITORIAL CAMINHO

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...