quinta-feira, 19 de julho de 2018

Delegação Transmontana foi hoje recebida na Assembleia da República

Dr. Hirondino Isaías, Professor Adriano Moreira, Armando Palavras

Related imageA Delegação da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, foi hoje recebida na Assembleia da República pelo Dr. Jorge Lacão, Vice-presidente da mesma.
Constituída pelo senhor Professor Adriano Moreira (na qualidade de Presidente da Mesa do IV Congresso), Dr. Hirondino Isaías (na qualidade de Presidente da agremiação) e Armando Palavras (na qualidade de coordenador do projecto antológico), às 11H 30 m em ponto foi recebida por sua Exª. o Vice-presidente da Assembleia da República na Sala de Audiências.
Foi um momento grande para a agremiação, porque das mãos daquela autoridade moral, cultural e politica, o decano Professor Adriano Moreira (autor da “Espuma do Tempo” e de tantos livros!), o Vice-presidente da AR recebeu o relatório do IV Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro (e três exemplares da Antologia de Autores Transmontanos, Durienses e da Beira Transmontana, um deles destinado à livraria do parlamento).


Para nós, foi um dia de espanto. Porquê? Porque uma audiência protocolar, a dado momento passou a ser uma reunião normal, como se de quatro amigos transmontanos se tratasse. A tal ponto que as histórias do Professor Adriano Moreira e do Dr. Jorge Lacão foram aparecendo como as cerejas. Ficaram-nos na memória, que iremos guardar religiosamente, apenas para nós. E aquilo que era para demorar 10/15 minutos, durou uma hora. E mais tempo duraria se não fosse a lucidez do Professor, que apelou aos afazeres do Dr. Jorge Lacão.
Mas para nosso maior espanto, no fim da audiência, fomos convidados pelo Professor Adriano Moreira, para almoçarmos no restaurante do Parlamento. Para nós foi um privilégio. Além de almoçarmos bem, foi a oportunidade para ouvirmos, durante mais uma hora, outras histórias, outros momentos, retidos naquela memória de um Homem com 95 anos, mas com a vivacidade de 25. Quanto ao almoço, brilhantemente servido, Hirondino Isaías comeu um robalo, nós e o Professor um arroz de pota, acompanhado com uma garrafa de “Esteva” (da Casa Ferreirinha).
E é desse almoço memorável que se ilustra o texto. As outras fotos exigem protocolo; esperamos adquiri-las mais tarde.
Ao Professor Adriano Moreira (que sempre disse “sim” a Trás-os-Montes) e ao Dr. Hirondino Isaías, os nossos sinceros agradecimentos por nos terem proporcionado um momento singular.                       Armando Palavras

Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...