terça-feira, 17 de julho de 2018

A Grande Guerra e o concelho de Murça



A Grande Guerra, como ficou conhecida a Primeira Grande Guerra Mundial, despoletou com um acto terrorista. 
Os acontecimentos, em catadupa, levaram à célebre frase proferida por Edward Grey, ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, quando na noite de quatro de Agosto, enquanto observava as luzes acesas nos gabinetes de Whitehall: “As lâmpadas apagam-se em toda a Europa. Não voltaremos a vê-las acesas antes de morrer”. E não se enganava porque, ainda hoje, passados cem anos, as marcas desse conflito estão presentes nas consciências humanas, mesmo depois de ter existido um segundo, este despoletado pela purga nazi da operação KOLIBRI, mais conhecida pela “Noite das Facas Longas”.
Image result for soldado milhões filme
Soldado Milhões
O livro que damos à estampa, de Dinis Serôdio da Costa, nascido em JOU, concelho de Murça (Trás-os-Montes), Oficial do Exército de Operações Especiais, com formação em Antropologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, trata deste conflito mundial. Uma investigação criteriosa do seu autor, sobre os militares do concelho do Soldado Milhões, que nele participaram.
O volume, editado pela Lema d’Origem (Carviçais – António Lopes) já foi apresentado a público durante o ano corrente, para comemorar o centenário do armistício. No dia 26 de Julho, será revisitado em “conversas” (uma tertúlia à moda dos Antigos, dos Gregos e Romanos) na sede da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, sita no Campo Pequeno, 50 - 3º Esq. 1000-081 Lisboa (http://ctmad.pt / geral@ctmad.ptTel.: 217 939 311 Móvel: 916 824 293).
Teremos o privilégio de o "apadrinhar" nestas “conversas”, com singela introdução sobre o conflito, que dará o mote ao seu autor para o introduzir na tertúlia. 

Armando Palavras


Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...