domingo, 20 de maio de 2018

Teatro Viriato - VISEU


A companhia Teatro do Vestido regressa a Viseu para abordar a história do colonialismo e a descolonização, com uma peça de Teatro com texto e direcção de Joana Craveiro. De 24 a 26 de maio, sobe ao palco a peça Filhos do Retorno que procura perceber a relação particular dos descendentes de uma história de colonialismo e descolonização, com essas memórias. Como é que as memórias das pessoas que viveram nas ex-colónias portuguesas são transmitidas aos seus descendentes? Este é um espectáculo que se constrói a partir da história pessoal dos cinco actores que o protagonizam. É um espectáculo sobre imagens, construções, idealizações, e sobre alguns segredos no seio das famílias. Como o nome indica, é um espectáculo sobre os filhos e as filhas desta história.

No âmbito desta apresentação, o Teatro Viriato convidou o poeta, ficcionista e cartoonista, António Gil para moderar uma conversa com Joana Craveiro sobre os seus processos de criação e sobre o colonialismo português.

Oficina com Joana Craveiro
Joana Craveiro irá ainda orientar a oficina Laboratório de uma história problemática, no dia 26 de maio. Este é um laboratório destinado a criadores de qualquer área (e outros que se interessem pela criação em geral), e cujo ponto de partida é a criação Filhos do Retorno, do Teatro do Vestido. Nele, os participantes irão mergulhar na memória e na história problemática do colonialismo português e do processo de descolonização pós-1974, experimentando em torno de memórias, ideias, perguntas e inquietações. O laboratório irá desenvolver-se a partir das experiências pessoais dos participantes, dos seus arquivos, dos seus interesses, ou dos livros que foram coleccionando, bem como filmes, imagens, e inquietações.

Para informações adicionais consultar
Para mais informações contacte
Ana Filipa Rodrigues
Imprensa e Comunicação
tel.  351 232 480 110
Largo Mouzinho de Albuquerque,
Apartado 2087 EC Viseu · 3501-909 Viseu · Portugal

Sobre nós
TEATRO VIRIATO

O Teatro Viriato é uma estrutura cultural de programação e produção de artes do palco, sediado em Viseu, gerida pelo Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógica (estrutura financiado pela DGArtes e Município de Viseu). A programação regular inclui, música, teatro, dança, novo circo, atividades pedagógicas e residências artísticas. É também, desde 1999, o espaço de residência permanente da Companhia Paulo Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.