quinta-feira, 5 de abril de 2018

Sábado da Ressurreição do Senhor



Por: Costa Pereira Portugal, minha terra

Ora pronto aqui temos nós as condições que faltavam para iniciar a reportagem do tempo pascal a que assistimos em Santo Aleixo da Bajouca:. Net e maquina fotográfica! Com as cerimónias do Sábado de Aleluia ou Sábado Santo entramos na semana da pascoela e desde logo em vez da oração do Ânjelus ao meio dia, passa a ser a Regina caeli até  ao domingo de Pentecostes.
Como noutra ocasião anotei “São sete semanas que da Vigília Pascal ao Pentecostes delimitam este que é o tempo mais forte da liturgia Cristã, pois recorda a Páscoa (passagem) de Jesus Cristo, do Senhor, que passou da morte à vida, da sua existência definitiva e gloriosa”.
As cerimónias começaram no adro às 22h00 com a fogueira e o ascender das velas que é sinal duma mudança das trevas para a luz que é Jesus Cristo. É Jesus, segundo São João (8.12) quem diz: “ Eu sou a luz do mundo ! Quem anda comigo não anda nas trevas”. E com as velas acesas se entra na igreja e procede à bênção do fogo e do Círio Pascal, para em seguida se proceder às várias leituras incluindo a liturgia do Baptismo dos Catecúmenus.
As cerimónias encerram com a Liturgia Eucarística, a Missa com a procissão das Ofertas. É uma festa móvel porque os cristãos a herdaram dos Judeus, e estes tem por tradição fazer esta Festa no Domingo depois da primeira Lua Cheia da Primavera (na Europa e no Ocidente).
Em relação à Páscoa, também as festas da Ascensão do Senhor, do Pentecostes, do Corpus Christis e do Sagrado Coração de Jesus, são festas que variam na data de celebração. O Sábado Santo, encerrou na capital do berro leiriense com um chazinho e bolos por volta da meia noite, como sinal de alegria cristã e em honra do Sr. Padre Davide, o pároco, que na sexta-feira santa, dia 30 de Março fez anos. Era dia de jejum e abstinência e por isso a data ficou por assinalar.  Vai sempre a tempo e por isso aconteceu  mais um sábado da Ressurreição do Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guimarães vai assinalar os 900 anos da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro

Primeira ação preparativa realiza-se já em maio, em Zamora. Em junho, uma delegação espanhola retribui visita a Guimarães. Efeméride ocorr...