domingo, 3 de dezembro de 2017

SOBRE O "DESACORDO" ORTOGRÁFICO


Assunto: A MAIS VÁLIDA QUEIXA, SOBRE O "DESACORDO" ORTOGRÁFICO.


É preciso saber um pouco da história/origem das línguas : não há justificação para a forma como agora querem escrever o “NOSSO” PORTUGUÊS !
Afinal de onde vem a origem das palavras da nossa Língua ? Do Latim !!! E deste derivam muitas outras línguas da Europa : até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim.
Então, vejam alguns exemplos:

Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente. Se a origem está na Velha Europa, porque é temos que imitar os do outro lado do Atlântico???
A nossa Língua “perde” as suas origens - o Latim; e expliquem agora aos alunos como se formaram estas novas palavras !!!
Será que fui de fato à praia ?
Na tourada, estavam 2000 espetadores !
Porquê escrever Egito, se os naturais desse país são Egí p cios ?
Ainda não percebi se com o novo Desacordo ortográfico os Polacos também passaram a ser Poloneses, e os Canadianos agora são Canadenses, como se diz nas Terras de Vera Cruz … Inovações sim , mas sem exageros e com coerência !!!
Não existe qualquer acordo, mas sim a "Resolução do Conselho de Ministros"n.º8/2011 ; nenhum dos Países da CPLP subscreveu esta "Resolução" - nem a Guiné !!! ...
Infelizmente o 1º Ministro actual já deixou bem claro que não vai permitir nova discussão sobre o (des)acordo e que este se vai manter. Triste sina a nossa !!!
Enviado por Jorge Lage

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial“

  “ Nexus :  Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à artificial “, aborda como o fluxo de informações moldou a histó...