segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O rio e o seu segredo



Zhu Xiao-Mei é hoje conhecida como artista ligada à música. Em 1979, com a abertura da China, depois da visita de Isaac Stern, conseguiu estabelecer-se mos EUA. Em 1985 estabeleceu-se em Paris, actuando em numerosos concertos. Os seus recitais foram aclamados pela imprensa ocidental depois de 1994. Tem uma grande obra gravada, sobretudo interpretações de Bach, Schumann e Schubert. Foi professora no Conservatório de Música de Paris.
Porém, o livro que se apresenta, sob a chancela da Guerra e 
Paz, publicado há cerca de 10 anos (passando despercebido em Portugal!), não trata disso. Trata da vida de uma família de artistas que viveu no tempo do Grande Salto em frente de Mao, em 1960. E até 1968, estima-se que tenham morrido 20 a 30 milhões de chineses, de fome!
Zhu Xiao-Mei, conta-nos a sua vida passada num campo de reeducação chinês. O campo 4619.Situado em Zhangiako, para lá foi transportada num vagão, quando tinha sonhos revolucionários. Depressa os perderia, nos cinco anos que passou no campo de Yaozhanpu.
Cerca de 17 milhões de chineses, segundo as estimativas actuais, haviam de passar por esses campos de trabalhos forçados para serem reeducados segundo os princípios revolucionários (e sanguinários de Mao).

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...