quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Agora só em Agosto de 2018


Por : Costa Pereira   Portugal, minha terra

Após 5 dias de ramboia que teve inicio na sexta-feira, 11, terminaram no dia 15 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora ao Céu - as festas de Santo Aleixo que nesta data anualmente se festeja na freguesia da Bajouca (Leiria). Sou habitual participante nesta festividade  há cerca de meio século, e desde o seu começo por volta de 1972. Se alguma vez faltei, e faltei certamente foi porque algo imprevisto se intrometeu e travou o desejo de assistir. Como no principio também este ano gozei do recheio que constava no programa e deu azo a mais uns dias bem passados na capital do barro leiriense.
Desperta e dá gosto assistir, como contribuir de um modo ou outro para o sucesso deste evento que por meados de Agosto a comunidade bajouquense com muito empenho e brilho leva a efeito.
Só quem viu as primeirí¬ssimas festividades dos finais da dêcada de 60 é que pode agora avaliar a transformação, para melhor, que a terra sofreu e que esta festividade tem ajudado a promover mediante o empenho de toda uma comunidade unida e generosa que em tudo, mas com mais ardor, se manifesta por esta ocasião. Se na olaria ganhou nome, foi nas festas de Santo Aleixo que a fama da sua culinária se projetou e expandiu país fora, sobretudo o "Carneiro à  Bajouca" onde nestas festas vêm apreciadores de muito longe.
Casualmente travei conversa com um grupo de amigos que vieram de Vila Nova de Gaia de propósito para no restaurante da festa jantar carneiro e assistir ao espetáculo musical desse dia. Como também jantei com um francês de férias, com o pai, na região e que me disse vir ali, durante as festas, todos os dias comer. E pelos vistos é cozinheiro no seu país.
Em dia de Nossa Senhora da Assunção, nem por isso Santo Aleixo deixou de também ter as suas honras. De Almodôvar veio o Sr. Padre Soares, um estimado bajouquense pároco naquela alentejana terra; e de Tortozendo, onde esteve muitos anos, vieram  muitos Amigos do Verbo Divino,  para se encontrar com ele e assistir Missa Solene a que presidiu, e foi concelebrada pelo pároco, Sr. Padre Davide, Sr. Padre Batista e participada pelo Diácono permanente, Sr. João Paiva; e dois Diáconos bajouquenses candidatos ao sacerdócio.
 Parabéns aos bajouquenses e à organização. Agora só em Agosto de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comunicado da Presidência do Conselho de Ministros sobre as putativas reparações às ex colónias portuguesas

  2024-04-27 às 18h21 Comunicado da Presidência do Conselho de Ministros 1. As relações do povo português com todos os povos dos Estados...