segunda-feira, 3 de julho de 2017

A mítica estrada nacional nº 2 - CHAVES - FARO

  
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTUGAL- Projecto Estrada Nacional nº 2

Estimado amigo

Esta mensagem tem por objectivo divulgar a excelente proposta, da autoria do Dr. António Manuel Alves Ramos, apresentada ao Orçamento Participativo de Portugal, intitulada  “Ainda há vida na Estrada Nacional nº 2?”, via que interliga Chaves a Faro. A proposta, que eu também subscrevi, foi selecionada para a segunda fase do programa, encontrando-se disponível on-line e em período de votação.
Como argumentário de  defesa desse projecto apresento, o que considero, como relevantes apontamentos da sua historiografia que muito a identificam com os primórdios clássicos e sequenciais da fundação e vivência de Portugal; primeiro como parte de Províncias Romanas, depois como Reino e finalmente com Estado Republicano.

- A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul, sendo a rota de maior extensão do país. Tem início no Km 0, em Chaves e finaliza no Km 738,5 em Faro. Passa pelos distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro; percorre as províncias de Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve; sobe e desce 4 serras; transpõe  11 rios e desdobra aos nossos olhos as melhores panorâmicas arqitectónicas e paisagísticas de 32 concelhos. Na Foz do Dão, Santa Comba Dão, a estrada atravessava a Ponte Salazar que estabelece os limites entre os concelhos de Santa Comba Dão, Penacova e Mortágua; divide os distritos de Coimbra e Viseu e separa a Beira Litoral da Beira Alta, hoje submersa pela Barragem da Aguieira, efectuando-se atcualmente o trajecto  pela ponte resultante do paredão da barragem.

 - Determinadas parcelas da EN2 confundem-se com a mais ancestrais e principais vias romanas que há dois mil anos atravessavam as províncias da Galécia e da Lusitânia.

- No decurso dos séculos, as vias mais percorridas e necessárias foram sendo melhoradas e interligadas entre si e através de outras. E assim, no final do séc. XIX, grande parte da EN2 era denominada de Estrada Real, por tão nobre função que desempenhava.

- Com a Implantação da República a estrada atingiu Beja, outro importante bastião herdado do Império Romano.
 
- Foi depois com o Estado Novo que, pelo centro,  esta estrada ligou o país de lés a lés. Em 1930 começaram a ser alcatroados os troços em pedra e em terra, e construídas as ligações ainda inexistentes, até que pelo Decreto Lei 34 593 de 11 de Maio de 1945 recebeu a  classificação de Estrada Nacional nº 2 .

- Um dos seus troços, o que interliga Almodôvar a São Brás de Alportel, em 2003, foi classificado como Estrada Património, pelo riqueza patrimonial que a envolve, conforme explicita a primeira edição do livro das Estradas Património em Portugal, lançado pelas Infraestruturas de Portugal.
 
- Pelas suas características, a EN2 é muitas vezes associada a outras míticas vias, como é o caso, em maior escala,  à Ruta 40 que atravessa a Argentina ou à Rode 66 dos E.U.A.

Desejando muito que esta proposta seja democraticamente aprovada, pelo interesse turístico e económico de todo o tecido territorial que esta famosa e icónica corda atravessa, grata ficava com o seu voto e ainda com a divulgação desta iniciativa junto de cada um dos seus amigos.
Inscrevo o link de votação ao mesmo tempo que apresento as mais cordiais saudações.
Link:


Maria  Isabel Viçoso


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