ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE
PORTUGAL- Projecto Estrada Nacional nº 2
Estimado amigo
Esta mensagem tem por
objectivo divulgar a excelente proposta, da autoria do Dr. António Manuel Alves
Ramos, apresentada ao Orçamento Participativo de Portugal, intitulada “Ainda há vida na Estrada Nacional nº 2?”,
via que interliga Chaves a Faro. A proposta, que eu também subscrevi, foi
selecionada para a segunda fase do programa, encontrando-se disponível on-line
e em período de votação.
Como argumentário de defesa desse projecto apresento, o que
considero, como relevantes apontamentos da sua historiografia que muito a
identificam com os primórdios clássicos e sequenciais da fundação e vivência de
Portugal; primeiro como parte de Províncias Romanas, depois como Reino e
finalmente com Estado Republicano.
- A Estrada Nacional nº 2
atravessa Portugal de Norte a Sul, sendo a rota de maior extensão do país. Tem
início no Km 0, em Chaves e finaliza no Km 738,5 em Faro. Passa pelos distritos
de Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre,
Évora, Setúbal, Beja e Faro; percorre as províncias de Trás-os-Montes e Alto
Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo
Alentejo e Algarve; sobe e desce 4 serras; transpõe 11 rios e desdobra aos nossos olhos as
melhores panorâmicas arqitectónicas e paisagísticas de 32 concelhos. Na Foz do
Dão, Santa Comba Dão, a estrada atravessava a Ponte Salazar que estabelece os
limites entre os concelhos de Santa Comba Dão, Penacova e Mortágua; divide os
distritos de Coimbra e Viseu e separa a Beira Litoral da Beira Alta, hoje submersa
pela Barragem da Aguieira, efectuando-se atcualmente o trajecto pela ponte resultante do paredão da barragem.
- Determinadas parcelas da EN2 confundem-se
com a mais ancestrais e principais vias romanas que há dois mil anos
atravessavam as províncias da Galécia e da Lusitânia.
- No decurso dos séculos, as
vias mais percorridas e necessárias foram sendo melhoradas e interligadas entre
si e através de outras. E assim, no final do séc. XIX, grande parte da EN2 era
denominada de Estrada Real, por tão nobre função que desempenhava.
- Com a Implantação da
República a estrada atingiu Beja, outro importante bastião herdado do Império
Romano.
- Foi depois com o Estado
Novo que, pelo centro, esta estrada
ligou o país de lés a lés. Em 1930 começaram a ser alcatroados os troços em
pedra e em terra, e construídas as ligações ainda inexistentes, até que pelo Decreto
Lei 34 593 de 11 de Maio de 1945 recebeu a
classificação de Estrada Nacional nº 2 .
- Um dos seus troços, o que
interliga Almodôvar a São Brás de Alportel, em 2003, foi classificado como
Estrada Património, pelo riqueza patrimonial que a envolve, conforme explicita
a primeira edição do livro das Estradas Património em Portugal, lançado pelas
Infraestruturas de Portugal.
- Pelas suas características,
a EN2 é muitas vezes associada a outras míticas vias, como é o caso, em maior
escala, à Ruta 40 que atravessa a
Argentina ou à Rode 66 dos E.U.A.
Desejando muito que esta
proposta seja democraticamente aprovada, pelo interesse turístico e económico
de todo o tecido territorial que esta famosa e icónica corda atravessa, grata
ficava com o seu voto e ainda com a divulgação desta iniciativa junto de cada
um dos seus amigos.
Inscrevo o link de votação ao
mesmo tempo que apresento as mais cordiais saudações.
Link:
Maria Isabel Viçoso
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