Não existe melhor
livro onde se relatem os acontecimentos de Outubro de 1917 na Rússia, que “Os
Dez Dias Que Abalaram o Mundo”, do lendário jornalista americano John Reed. A
não ser talvez a História de Trotsky.
Reed morreu com 33
anos e teve as honras de Lenine ao ser conservado no Kremlin. No seu livro
glorifica aqueles que preparavam a calamidade global, e sobre os quais profeticamente
Dostoiévski havia alertado em Demónios:
os ideólogos do “paraíso na terra”!
Evgéni Zamiátin em
Nós, e mais tarde George Orwell em 1984 (as suas
antiutopias satíricas), revisitaram esses modelos do mundo desumanizado de
acordo com as receitas teóricas e as sinistras experiências práticas que alguns
escritores russos como Chmeliov, Grossman, Ivan Búnin, Varlam Chamalov, ou
Soljenítsin, conheciam. Testemunhas factuais da pavorosa CONCRETIZAÇÃO DA
“GRANDE EXPERIÊNCIA” de transformação social e politica na Rússia, levada a
cabo pelo partido bolchevique.
Como eles sofreu
na pele estas alienações patológicas outro grande da literatura russa do século
XX – Isaac Babel.
Judeu nascido na
Ucrânia em 1894, passou a infância e a adolescência em Odessa. Com 20 anos, já
em Petersburgo, inicia a sua actividade literária apadrinhado por Máximo Górki.
A sua obra mais
conhecida, inspirada na guerra russo-polonesa de 1920-1921, publicou-a em 1926
– O Exército de Cavalaria, mais
conhecida no Ocidente como Cavalaria
vermelha.
Revolucionário de
primeira hora, acabou por ser ostracizado pelo poder estalinista, por se
recusar a expressar nos seus contos o optimismo acrítico das realizações dos
sovietes. Descreve a sociedade pós-revolucionária de forma áspera, em toda a
sua complexidade humana e moral.
Foi silenciado
durante a década de1930, conduzido à reclusão num campo de prisioneiros na
Sibéria, onde morreu fuzilado em 1940.
Depois da morte de Estaline foi reabilitado, as suas obras reeditadas na URSS, mas censuradas em determinados textos considerados subversivos.
Depois da morte de Estaline foi reabilitado, as suas obras reeditadas na URSS, mas censuradas em determinados textos considerados subversivos.
Estes contos editados
pela Relógio d’Água (2012), agrupam um conjunto de contos retirados da
obra-prima do autor – Exército de
Cavalaria – e de Contos de Odessa.
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