quarta-feira, 19 de abril de 2017

9 - antologia CTMAD - Aires Diniz


Aires Antunes Diniz nasceu em Vila Cabral, Moçambique, onde o pai era Sargento de Infantaria. Nasceu por mera coincidência no dia 12 de Novembro de 1951, o dia do aniversário das almas na aldeia de Pousade do Concelho e Distrito da Guarda, que assume como a sua aldeia.
Fez o Ensino Primário até à Terceira Classe em Lourenço Marques, a 4ª Classe em Pousade e em Rio Tinto, concelho de Gondomar. Frequentou o Liceu Alexandre Herculano entre 1962 e 1969. Ganhou aí uma sólida cultura humanística e um ainda mais sólido e notado sotaque nortenho. A cidade do Porto apossou-se dele, que a assume como a sua cidade, onde criou consciência da realidade das regiões e da necessidade da sua afirmação. Iniciou o curso de Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, mas em 1970 foi para Lisboa onde se licenciou em Finanças no Instituto Superior de Economia.
Em 1975, tem uma curta passagem como professor da Escola Técnica e Comercial da Guarda, faz então a refundação do Sindicato de Professores com outros colegas. É então membro do executivo distrital da Guarda. No final deste ano, veio para Coimbra para iniciar o ensino da Contabilidade na nascente Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Em colaboração com o Friedrich O. Wolf, publica o seu primeiro trabalho em 1978. Tem o título Opções Políticas dos professores e Sindicalismo, Vértice 404/405, págs.52-89. Publica diversos artigos sobre Educação, Economia e Sociologia, entre os quais avulta artigos sobre a realidade regional das Beiras. Deste trabalho resulta em 1983 o livro As Beiras: Estudo Sócio-económico, edição do autor, 346 páginas, 1983.
É um trabalho que continua após a sua saída da Faculdade de Economia, dando sempre um cunho mais reforçado de análise regional. Continua, por isso, a colaborar na Imprensa Regional, nomeadamente no Boletim da Junta de Freguesia de Taveiro, no Jornal do Fundão e noutros. Participa no Conselho de Redacção da Revista O Professor. Escreve diversos textos sobre Educação, em particular sobre aspectos da economia, sociologia e gestão do processo educativo.
Publica A Lógica da Pesquisa Científica e a Pluralidade dos métodos ou como a Filosofia é demasiado importante para ser deixada aos filósofos, editado pela Livraria Minerva.
Participa em diversos congressos sindicais e profissionais. Colabora na imprensa regional quer com carácter esporádico ou militante, quer com carácter regular. No primeiro caso estão o Jornal de Coimbra, Diário de Coimbra, Gazeta do Interior, Tribuna Desportiva, o segundo caso estão o Diário "As Beiras" e o semanário "Terras da Beira".
Foi consultor do Gabinete de Estudos da ASPP(Associação Sócio-Profissional da Polícia). Estuda também a realidade regional como consultor da União de Sindicatos de Coimbra, fazendo com o apoio do IEFP um estudo sobre: O Mercado de Trabalho no Distrito de Coimbra.Formação Escolar e Profissional.O Futuro na Década de 90.

Resume-o e apresenta-o no dia 7 de Abril de 1993, no 1º Encontro de Economistas de Língua Portuguesa.

NÃO CHEGOU A ENVIAR O TRABALHO ESCRITO - Não participa
Actualizado a  3 de Maio de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...