quinta-feira, 27 de abril de 2017

20 - Antologia CTMAD - Alberto Correia

SERNANCELHE


Alberto Correia é natural de Sarzeda, Sernancelhe, onde nasceu em 1942.
É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, possui ainda uma pós-graduação em Antropologia Cultural e Social pela Universidade do Minho e o Curso de Museologia pelo Instituto Português de Património Cultural.
Em 1984 foi nomeado para a Direcção do Museu Grão Vasco, cargo que ocupou até 2001, ano em que se aposentou.
Leccionou cadeiras de Museologia e Antropologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, no Instituto Piaget e ainda na Universidade do Minho.
A convite da Câmara Municipal de Sernancelhe, criou em Várzea de Calde a Casa de Lavoura e Oficina do Linho - Museu etnográfico (2009), e no Santuário da Lapa, a convite do seu Reitor, criou o Memorial da Lapa –Museu Monográfico do Ex-voto (2010).
Foi distinguido pela Câmara Municipal de Viseu com a Medalha de Mérito Cultural em 1988 e pelo GICAV, no âmbito dos Prémios Anim’Arte, como “Personalidade do Ano”, em 1994.
É autor de diversas obras no domínio da Etnologia, Antropologia e História local. No domínio da Literatura Infantil o seu livro A Roda das Estações – obteve em 1981 o Prémio da Comissão Nacional do Ambiente como o Melhor Livro de Literatura Infantil sobre o Ambiente.
É ainda autor do livro Viajar com Aquilino Ribeiro, publicado na Opera Omnia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...