domingo, 5 de fevereiro de 2017

São raros os homens desta têmpera

  
Por: Costa Pereira -  Portugal, minha terra

Já lá vão seis anos que saiu do nosso convívio terreno o Dr. Primo Casal Pelayo deixando mais pobre a cultura portuguesa e o carinho especial pela vertente histórica, onde se distinguiu como educador e articulista. Faleceu a 08 de Fevereiro de 2011.
Autor entre outros trabalhos como “A Ermida do Monte Farinha” e “FAJOZES – Memórias do seu passado”, Casal Pelayo foi um amigo incondicional nosso que por amor à verdade histórica se entregou de alma e coração na descoberta do que faltava conhecer acerca do muito que estava ignorado sobre terras de Mondim de Basto, e que graças à sua competência de estudioso, aliado a sua formação de jurista trouxe à superfície revelações que a poeira do esquecimento havia abafado. 
A este saudoso amigo devo além da muita amizade, a gratidão que se deve aos professores, e eu tive-o por metre no Externato Latino Coelho, onde fui seu aluno nas disciplinas de história, geografia e português do antigo 5º Ano, e com outros alunos fizemos muitas visitas de estudo por museus, igrejas e palácios dentro e fora da cidade de Lisboa. Era o que se chama um poço de sabedoria acumulada, à qual consagrou toda a sua existência. Hoje são raros os homens desta têmpera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...