sábado, 7 de janeiro de 2017

Afinal o diabo anda por aí


Qualquer número positivo avançado pelo INE nesta altura, é de irrelevante importância para o país. O desemprego desce umas décimas, mas nada se diz sobre o emprego. O défice pode descer, pode aqui e ali, haver alguma consequência positiva, mas mesmo os que andam para aí a alardear afectos e confiança, já sentiram o pulsar da nação. Até o cidadão comum se começa a aperceber do logro.
Há cerca de 15 dias, o convidado de Medina Carreira, João César das Neves, professor na Universidade Católica, apresentou um gráfico sobre a subida da dívida portuguesa que deixou qualquer cidadão sensato com vontade de fugir do território luso.
Hoje alguma imprensa deu conta da subida da divida (cerca de 40 milhões diários – números aproximadamente iguais aos de quando a Troika entrou em Portugal em 2011) e da subida dos juros que ultrapassam os 4%, limites impostos pelo BCE e pela agência canadiana, a DBRS (que ainda se não pronunciou!). Compreende-se, afinal hoje morreu Mário Soares.
Há um ano que Pedro Passos Coelho tem alertado para este perigo. O entulho social democrata e o entulho nacional que manipulam a imprensa como bem entendem, não têm sido parcos em epítetos, como velho do Restelo, catastrofista, e por aí adiante. Que se estendem aos poucos que seguem uma visão transparente da realidade como Medina Carreira ou César das Neves.
Afinal, o diabo anda mesmo por aí …

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina