sábado, 3 de dezembro de 2016

Libertadores da Pátria

Por: Costa Pereira- Portugal, minha terra

A “novena” em honra de Nossa Senhora da Conceição começa no dia 30 de Novembro e termina no dia 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição que também já foi o Dia da Mãe. Para cumprir esse preceito este ano fiz o propósito de escolher uma igreja de devoção mariana onde se celebre missa. Comecei por NS do Amparo, em Benfica; e no 1º de Dezembro fui a igreja dos italianos, onde no Chiado se cultua NS do Loreto.
Tenho por habito no 1º de Dezembro assistir à Missa que os monárquicos nessa data mandam celebrar na igreja de São Domingos, o que desta vez não fiz. Pesou a preocupação de respeitar o meu propósito mariano, que hoje, dia 2 de Dezembro acabei por violar.
Foi nesta data que há dois anos um amigo meu, muito dileto, terminou a sua viagem terrena e nos deixou muitas saudades. Não se passa nenhum dia 2 de mês, que sua esposa deixe de mandar sufragar a alma do saudoso Sr. António Rosado, com missa celebrada na igreja de São Domingos, onde ele generosamente muitos anos serviu. Em dia do segundo aniversário do seu falecimento, não podia faltar para dar um fraternal abraço à D. Joaquina e a uma das filhas ali presentes.
 Extra propósitos, da igreja do Loreto além do Altar-Mor, trouxe do Largo onde está situada a estátua da figura que lhe dá o nome: Chiado.
Também de São Domingos, além do Altar-Mor, colhi no regresso a casa uma foto do monumento aos Restauradores, ainda com vestígios evidentes das celebrações oficiais que no dia 1 ali decorreram em homenagem aos corajosos libertadores da Pátria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...