quarta-feira, 15 de junho de 2016

Em dia de Santo António

Por: Costa Pereira - Portugal, minha terra

No passado dia 13 foi feriado em Lisboa, é dia de Santo António. É dos feriados que por norma a maioria dos alfacinhas não desperdiça senão em louvor do seu mais insigne conterrâneo e dos mais famosos santos da Igreja Católica. O ano passado esqueceram-se de celebrar o dia, com a tradicional procissão pelos bairros que certamente Fernando de Bolhões trilhou, antes de mudar o nome para António e de ser frade agostinho e depois passar a franciscano.
Mas não só os alfacinhas, como também todos os portugueses, mesmo aqueles que não levam a sério os ensinamentos e praticas cristãs que Santo António propagou e fez delas oficio de santidade.
Uma multidão de fieis participou nas cerimónias a que presidiu o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente. Do todo da festividade só não faltei à procissão que teve inicio às 17h00, com saída da casa-igreja e regresso por volta das 19h00.
Como é dever dos fieis fui e levei amigos comigo, e ganhamos todos, eu pelo menos aprendi um caminho novo para chegar à Sé e à igreja de Santo António: apanhar o Elevador do Castelo e pela Rua de São Mamede ir à procura do Chafariz do Caldas/antigo Chafariz das Mouras do Lumiar.
Melhor dito, Largo do Correio-Mor. Local típico da freguesia de Santa Maria Maior, da cidade de Lisboa.


(Clique nas imagens para aumentar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...