quinta-feira, 26 de maio de 2016

O “ Sousa” do Noticias de Basto, Albano Alves Borges

 

                                                                                         Albano Alves Borges
                                                                               ( N-13/01/1920 – F- 26/02/2016)
Por: Costa Pereira    Portugal, minha terra

O Sr. “Sousa” do Noticias de Basto deixou-nos. Foi por este designativo que sempre tratei o saudoso Albano Alves Borges, um amigo que só nos finais da década de 50 conquistei e privei durante muitos anos com ele, quer por correspondência assídua, quer pessoalmente. Sempre que visitava Celorico, a visita à “Redacção do Noticias” fazia parte do programa e em tertúlia, antes de ir festejar o encontro com um “verdasco” da região, ali nos reunia-mos com outros colaboradores e amigos do jornal: o José Lopes e o António Senra eram os primeiros e os mais pontuais. O Sr. “Sousa” além de um excelente tipografo era também um bom apicultor. Foi a partir desta sua peculiaridade que certo dia um dos elementos do grupo que me foi esperar à estação do já inexistente Caminho de Ferro,  se lembrou de fazer uma partida ao bom do amigo “Sousa”. Não disse o que tinha pensado fazer, para brincar com o nosso amigo, mas avisou, já na Rua Serpa Pinto, para ficarmos afastados da porta da tipografia e virados de frente para o Monte Farinha. Assim se fez.

Entretanto correu até á porta da redacção do jornal e em porte muito sério e convicto chamou: ó “Sousa”, ó "Sousa", venha aqui fora ver que está ali a passar um enxame muito grande, que quer pousar. Logo o nosso bom amigo parou a impressora e aí vem ele usando da linguagem que só as abelhas entendem: “apousa”, “apousa”, “apousa”, “apousa”. Só quando deu conta dos “marmelos” que estavam de costas é que viu ter sido ludibriado. Já todos foram à minha frente, e todos deixaram muitas saudades. Desta vez foi o Sr. “Sousa” ,Albano  Borges, que após se desfazer do alvará do Noticias de Basto, e do jornal passar para outro proprietário, Joaquim Ferreira Torres, e a ser editado em Amarante , com A Flor do Tâmega, deixei de nele colaborar, e os contactos com o saudoso amigo foram diminuindo; também, devido ao desaparecimento de muitos outros companheiros que foram indo à nossa frente. Celorico deve-lhe muito e a todos quantos com ele combateram na promoção cultural, na informação e na defesa global dos interesses não só da vila e do concelho como de toda a região de Basto. Disso sou testemunha, dado que no Noticias de Basto e graças à generosidade do saudoso extinto ali iniciei a minha, já longa, carreira de publicista. E recordo que também  alguns problemas com a Censura lhes criei, mas que harmoniosamente foram sempre resolvidos. Era avisado a tempo e logo se suspendia a publicação ou então em artigo seguinte dava-se a volta ao texto.... Homem honrado e honesto, simples e bondoso. Deixou rasto.
Foi graças a O POVO DE BASTO, de 29 de Abril, que tive a infausta noticia do seu falecimento, a 26/02/16, com a bonita idade de 96 anos, nasceu a 13 de Janeiro de 1920. Senti uma dor redobrada, a perda do amigo e o desgosto por não o ter visitado antes de falecer. São culpados os celoricenses que têm à mão instrumentos para noticiar e honrar os conterrâneos disso merecedores, e o Sr. Albano Alves Borges fez parte desse plantel. Aos familiares do saudoso finado, em particular ao filho e à filha os meus mais sentidos pêsames.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...