segunda-feira, 18 de abril de 2016

Mirando terras de Espanha

  Por: Costa Pereira --Portugal, minha terra. 

Deve ser dos mais antigos postais que tenho em arquivo, foi-me enviado em 1 de Setembro de 1959, por uma simpática muchacha, Inma Villar, ainda eu não tinha atravessado o Douro para fixar residência em Lisboa. Em mensagem curta dizia “ Te desco felices vacaciones y grandes ipnotizamientos”. Valencia é uma cidade muito importante, situada na costa mediterrânica de Espanha, famosa por eventos como o Grande Prémio da Europa de F1 e também pela sua gastronomia, onde a paelha ressai. O postal mostra a praça do Caudilho.

Outra cidade notável de Espanha é Huelva, cidade que na primeira visita que fiz a Sevilha me cativou a simpatia. Mas já tudo mudou, como cá, também lá. Ao tempo, quando se entrava num café e pedia uma cerveja punham logo um pires com camarão para acompanhar. Assustei-me, quando isso aconteceu comigo, pois não tinha pedido marisco, e temia ter de pagar o que não pedi. Mas não, era de graça, quando Portugal até os tremoços pagava. Terra sedutora que tem no Mosteiro de Santa Maria de La Rábida, um ponto de referência, o Papa Beato João Paulo II visitou-o em 14 de Junho de 1993. Também Cristóvão Colombo ali esteve antes da sua partida à descoberta das Américas. Situa-se no município de Palos de Frontera, na província andaluza de Huelva. Postal enviado em 25/6/71.

E voltamos a Badajoz, agora para mostrar a Ponte da Universidade, e cujo postal enviei para a minha cara-metade em 23 de Junho de 1973.

Outro com o mesmo destino, mas enviado em 24 de Junho de 1972. Mostra a Praça de Cervantes. Muito bonita.
Quando na estrada Madrid – Irún, a cerca de 300km, nos surge um espaço muito convidativo a paragem e apetrechado para repousar e acolher turistas, estamos junto ao Monumento do Pastor, que tanto a N-1, como AP-1 servem. Obra de Victor de los Rios, este monumento de montanha, construído em 1961, situa-se no município de Ameyugo, província de Burgos, comunidade autónoma de Castela e Leão. O postal não tem data, mas devo tê-lo adquirido poucos anos após a inauguração, no regresso duma peregrinação a Lourdes , na década de 60. Só me recordo de lá parar uma vez. Mas é um lugar digno de visita.

Foi-me enviado em Setembro de 1970 por pessoa que hoje não consigo identificar, mas vale pelos seus 36 anos na minha posse. Quem mo mandou esteve num encontro missionário na Covilhã e no fim foi em passeio a Salamanca, como consta no respectivo texto. Divulga a famosa Casa das Conchas, emblemático edifício em estilo gótico decorado com conchas de Santiago, mandado construir no ano de 1593 por Rodrigo Maldonado, catedrático e reitor da universidade de Salamanca. É das cidades espanholas que muito admiro, ainda o ano passado lá estive, mas nunca entrei neste que é dos mais visitados e admirados da urbe, capital de município da província homónima, na comunidade autónoma de Castela e Leão. Mirando terras de Espanha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Historiadores devem convergir em 2028

Dia 25 de dezembro último faleceu, com 77 anos de idade, Manuela Mendonça que se manteve no cargo de Presidente da Academia Portuguesa de ...

Os mais lidos