sábado, 27 de fevereiro de 2016

Vila Real em postal

Por: Costa Pereira -Portugal, minha terra. 

Capital de Distrito e sede de Diocese, Vila Real foi capital da antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Situada na Região Norte e sub-região do Douro, a outrora designada “Corte de Trás-os-Montes”, devido às suas muitas casas brasonadas, é hoje uma cidade em franco desenvolvimento graças à sua Universidade, Regimento de Infantaria 13 e dinamismo de todos os seus habitantes.
Terra-berço de Diogo Cão e acolhimento de Camilo Castelo Branco que na sua adolescência aqui viveu, daqui é também natural o herói Carvalho Araújo, ainda que casualmente tivesse nascido no Porto, devido a uma sua avó estar em tratamento na Invicta e os pais a fazer-lhe companhia. Ficou celebre por ao comando do caça-minas NRP Augusto de Castilho proteger o vapor São Miguel de ser afundado pelo submarino alemão U-139, comandado pelo ás dos ares dos submarinos Lothar von Arnauld de la Perière, a 14 de Outubro de 1918.
 O barro de Bisalhães é famoso e muito apreciado, dentro e fora do país. Pelo São Pedro realiza-se a “Feira dos Pucarinhos” muito concorrida e animada. É a feira da louça do barro negro. Do cancioneiro Popular de Vila Real recolhemos estes versos: “Se fores  Bisalhães/à terra dos paneleiros/dá por lá uma vista de olhos/ à sombra dos castanheiros”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Historiadores devem convergir em 2028

Dia 25 de dezembro último faleceu, com 77 anos de idade, Manuela Mendonça que se manteve no cargo de Presidente da Academia Portuguesa de ...

Os mais lidos