terça-feira, 4 de agosto de 2015

Exposição de Pintura do médico mirandelense Rui Carvalho - A poda das árvores


Pintura de Luís Carvalho
Jorge Lage
Luís Carvalho- pintor e médico
1- O médico mirandelense, Luís Carvalho, vai fazer uma exposição de pintura no Hospital Distrital de S. Teotónio, em Viseu, em Agosto 2015 – Os mirandelenses nascidos na década de quarenta e de sessenta do século XX, lembram-se melhor do Luís Carvalho que foi atleta do Sport Clube de Mirandela, do Grupo Desportivo de Chaves e do Clube de Futebol União de Coimbra. Fez o serviço militar em Angola e Guiné como Alferes miliciano e Capitão Miliciano Graduado. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, sendo especialista em Saúde Pública. Exerceu vários  cargos profissionais, como director do Centro de Saúde e Presidente da Administração Regional de Saúde de Viseu, tendo sido, também, director do Hospital de S. Teutónio – Viseu, durante mais de doze anos. Foi, ainda, presidente da Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul entre 1985 e 1997, onde tem residência. Sentiu sempre uma inclinação para a pintura, sendo um autodidacta nesta arte. Tem participado em várias exposições em Viseu: Loja do Cidadão, Região de Turismo, Hotel Montebelo e Hospital de S. Teotónio. Expôs, também, no Museu de Carrregal do Sal, Biblioteca Municipal de Mangualde, no Convento em S. Pedro do Sul, na Sede da Ordem dos Médicos em Coimbra e em amostras de exposições colectivas. Algumas das suas exposições serviram para angariação de fundos para várias Instituições: Igreja do Viso, APPDA de Viseu e outras.Tem telas espalhadas por instituições públicas e privadas: Sub-Região de Saúde de Viseu, Hospital de S. Teotónio - Viseu, Câmara de S. Pedro do Sul, Lar da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Igreja do Viso em Viseu, Ordem dos Médicos e Hospital de Mirandela,  entre outros. Durante o próximo mês de Agosto, vai ter um conjunto de vinte e quatro belos quadros a óleo expostos no Hospital Distrital de Viseu, numa exposição subordinada ao tema: «Tempos difíceis, pessoais, sociais, político-religiosos, tem a ver com o presente, a Vida, onde há sempre Esperança e o Homem participa e move-se nesta utopia maravilhosa». Visite a cidade de Viriato e poderá admirar o talento deste nosso ilustre conterrâneo, cujos quadros fazem lembrar, sobretudo, os grandes pintores impressionistas. Viseu é um bom nó rodoviário e está bem servido de boas vias de acesso, seja a A25, seja o novo IC que liga a Beira Alta a Trás-os-Montes.
Luís Carvalho, Médico e Pintor

2- A correcta poda das árvores dá frescura no Verão e ar mais puro todo o ano – O tema da poda das árvores nos espaços públicos já foi por nós abordado mais que uma vez. Não voltaria a este tema se visse que a maioria dos municípios a preocuparem-se com podas correctas. Em Mirandela, há escassos anos os técnicos deram um grande salto qualitativo quando o ex-Presidente, José Silvano, pôs os podadores a tirarem um curso de poda. Braga, apesar de ser uma cidade quente pouco se tem feito, apesar das preocupações do Vereador do Ambiente. Chaves deu um corte bárbaro em parte dos plátanos do Jardim Público, retirando-lhe a beleza, a frescura e a humanidade. Valpaços, à saída de Lebução, para Chaves, decepou um belo renque de plátanos. Facto tanto mais intrigante e lamentável quanto neste concelho existem dos melhores podadores do mundo do olival. É difícil, ou quase impossível, ver uma oliveira melhor podada do que em Valpaços. Também, na freguesia dos Olivais e avenida de Pádua, em Lisboa, há uns dois anos as oliveiras a bordejarem esta avenida foram criminosamente decepadas. Deve ter sido trabalho de marginais (da Junta de Freguesia?), porque, de um modo geral, o município de Lisboa trata muito bem as árvores dos espaços públicos, basta ir à Avenida da Liberdade, a Campo de Ourique ou a outros pequenos espaços públicos e arbóreos. Os municípios deviam plantar as árvores e arbustos em espaços públicos de acordo com a dimensão do espaço. Como bons exemplos de correctas podas de árvores temos o município de Guimarães e até já sugeri que os podadores e técnicos de Braga fossem estagiar com os da «Cidade Berço». Outra cidade que tem árvores bem tratadas nos espaços públicos é Viseu. Há menos de dois anos saí de Braga escaldante, num dia de Setembro infernal e dei comigo a passear no centro de Viseu refrescante. Aí senti no corpo o que é podar bem as árvores ou decepá-las… Promovem-se, com verbas comunitárias, tantos cursos inúteis, porque não fazer alguns de poda de árvores para funcionários e técnicos camarários? Obtinham ganhos os municípios que daria uma melhor imagem ambiental, a população respiraria melhor e teria mais frescura e gastar-se-ia cerca de 20% menos energia (e dinheiro) com o ar condicionado. Visitem a cidade de Guimarães no Verão escaldante ou muitas cidades e vilas do Alentejo, ou mais perto, o «Jardim de Arca d’Água», da cidade do Porto! Um Verão mais fresco em algumas vilas e cidades depende da humanidade e saber de quem sabe tratar correctamente ou não os espaços arbóreos ou arbustivos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A demagogia e o populismo que junta PS e Chega

O PS não costumava fazer, mas desde que se aliou ao PCP e ao BE, na geringonça, passou a adoptar algumas dessas políticas demagógicas e po...