sexta-feira, 24 de julho de 2015

O Professor e Escritor Ernesto Rodrigues foi homenageado na sua «Terra Natal», a Torre Dona Chama


Jorge Lage
Prof. Ernesto Rodrigues,
cortesia do Prof. Armando Palavras –
blogue «httptempocaminhado.blogspot.pt»
4 -  O Professor e Escritor Ernesto Rodrigues foi homenageado na sua «Terra Natal», a Torre Dona Chama – Bragança é a capital do nosso distrito e está sempre atenta a tudo o que são valores humanos de outros municípios para os atrair para a sua zona cultural de influência. Também o distinto académico e ilustre escritor Ernesto Rodrigues tem sido solicitado para Bragança. Mas, o que pode acontecer com tanta gente ilustre a ser puxada para Bragança, alguns serão mais depressa esquecidos que na terra natal. Mas isto é apenas a minha modesta visão do futuro. Certo é que a Junta de Freguesia da Torre não esqueceu um ilustre filho da terra, como também não olvidou outro grande escritor, Nuno Nozelos, homenageado em 2014. Assim, a Torre teve mais um grande momento de elevação cultural e cívica, ao homenagear a 28 de Junho, Ernesto Rodrigues, reputado filho da terra. Para o momento ter sido de maior solenidade juntou-se a esta grande homenagem a comemoração dos 26 ano de vila da Torre e os 728 anos do foral. Sobre esta homenagem, o escritor Pires Cabral, tinha feito a difusão no Grémio Literário Vila-realense a oportuna nota de difusão:
«O escritor e professor universitário Ernesto Rodrigues, natural de Torre de Dona Chama, Mirandela, vai ser homenageado no âmbito das comemorações do 26.º aniversário da elevação daquela povoação a vila e do 728.º aniversário do primeiro foral concedido à mesma por D. Dinis, que têm lugar em 27 e 28 de Junho de 2015.
Recordamos que a Academia de Letras de Trás-os-Montes tinha assinalado, em 13 de Dezembro de 2014, os quarenta anos de vida literária do escritor, com um vasto e significativo programa. E também que a Assembleia Municipal de Mirandela aprovou, na sua sessão de 27 de Fevereiro de 2015, um voto de reconhecimento e louvor a Ernesto Rodrigues, pela extensão e qualidade da sua obra.
Informamos ainda que, durante o programa das comemorações, será anunciada oficialmente a abertura do Prémio de Conto Nuno Nozelos, instituído pela Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Historiadores devem convergir em 2028

Dia 25 de dezembro último faleceu, com 77 anos de idade, Manuela Mendonça que se manteve no cargo de Presidente da Academia Portuguesa de ...

Os mais lidos