sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ilha recém-nascida no Japão é um laboratório natural


Uma ilha recém-nascida que é um laboratório natural ...


Uma nova ilha vulcânica que surgiu ao largo do Japão em 2013 está a tornar-se num verdadeiro “laboratório natural” em construção, onde se poderão vir a observar espécies que os biólogos japoneses querem preservar a todo o custo.
É a partir dos efeitos dos dejectos depositados pelos pássaros marinhos nesta “ilha nua” que os cientistas planeiam estudar a génese dos ecossistemas.
Após uma forte actividade vulcânica, esta nova terra surgiu à superfície do oceano Pacífico em Novembro de 2013 no meio do pequeno arquipélago de Ogasawara, a cerca de um milhar de quilómetros a sul de Tóquio.
Apesar do seu isolamento, o arquipélago foi classificado como património mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura por poder vir a ajudar a compreender os mecanismos de evolução dos habitats naturais.
As ilhas de Ogasawara “são um exemplo notável dos processos de evolução em curso nos ecossistemas das ilhas oceânicas”, sublinha a UNESCO no seu site.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A baboseira ...

  Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais, diz Marcelo Presidente da República declarou que Portugal “assume t...