quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Costa Pereira - Insigne beirão duriense


Por: Costa Pereira
Portugal, minha terra.

Por: Costa Pereira
1
Como disse em post que intitulei o Troncão, e que divulguei no blog Ao Sabor do Tempo, a minha jornada de ontem, só terminava após assistir a um batizado marcado para esse dia às 17h30, na igreja paroquial de Santo Aleixo da Bajouca. Com missa, a que presidiu o ilustre convidado, foram concelebrantes o pároco, Sr. Padre Abel, e o vigário - paroquial, Sr. Padre Melquiades.
2
Desde há bastante tempo informado que a esse acto vinha presidir um ilustre membro do episcopado português, por quem nutro muita estima e admiração, não podia perder a oportunidade de mais uma vez lhe pedir a bênção episcopal e ofertar o mais recente trabalho que sobre o culto Graciano escrevi. Se vai ter vagar e paciência para o ler é que duvido muito, mas certo foi que mais uma vez nos encontramos e serviu de pretexto para falar do Monte Farinha, e até em D. Amândio que soube foi seu professor, e por isso - digo eu -, um bom motivo para numa primeira oportunidade o ver convidado a presidir à Grande Peregrinação de Setembro, na Senhora da Graça, diocese de Vila Real.
3
O Luís Oliveira que nasceu em França, mas filho de pais portugueses afetos à Bajouca foi o responsável por este evento. Membro de uma família de imigrantes que D. António conheceu e lhe cativara a sua amizade quando também andou por terras francesas como estudante e assistente espiritual das comunidades portuguesas da diáspora, explicam esta disponibilidade duma figura com todo o seu tempo contabilizado.
4
Com aquela simplicidade que caracteriza os homens de ciência e formação cristã, D. António dos Santos chegou à hora marcada, e sem foguetes nem vivas, entrou na igreja, onde também só os familiares, muito chegados, os pais, D. Claudina e Rogério; os avós maternos, Emília e Manuel, e os paternos, Rosa e Fernando; os padrinhos do neófito, e mais alguns poucos bajouquenses que àquela hora aproveitaram para assistirem à Missa, deram pela chegada de D. António.
5
Natural de Tendais, Cinfães do Douro, D. António Francisco dos Santos, nasceu a 29 de Agosto de 1948. Concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego, em 24 de Junho de 1971, e foi ordenado sacerdote a 08 de Dezembro de 1072. Desde 1974 a1979, andou por França, onde estudou Filosofia e Sociologia, e se licenciou no Instituto Católico de Paris. Foi bispo auxiliar de Braga, entre 21 de Dezembro de 2004 e 08 de Dezembro de 2006. Desde essa data foi bispo de Aveiro. Depois foi administrador diocesano da Diocese de Aveiro entre o período da sua nomeação para prelado da Diocese do Porto até á sua entrada oficial a 05 de Abril de 2014.
6
Missa celebrada e batismo feito, com a missão cumprida e oferta à Igreja de Cristo de mais um filho de Deus feito cristão, D. António regressa despercebido como chegou à sua diocese com a mesma simplicidade de verdadeiro Apostolo e insigne beirão duriense. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

General Ramalho Eanes coloca dedo na ferida!

 Anteontem o General Ramalho Eanes, sobre o PCP disse isto: https://eco.sapo.pt/2024/04/26/eanes-afirma-que-pcp-se-preparava-para-estabelece...