quinta-feira, 10 de julho de 2014

Virgilio Gomes -Glória em São Gabriel (Algarve)

Glória em São Gabriel
virgilio_ini.jpg
Virgilio Gomes
leonel22Raramente me desloco a um restaurante após a chegada de um novo chefe de cozinha, mesmo que este me inspire muita confiança. É o caso do Leonel Pereira que desde março de 2013 se encontra a chefiar o famoso restaurante São Gabriel em Almancil. Neste caso tinha dupla curiosidade: o chefe e o local ao qual eu não ia desde 2009. Sobre o chefe a expectativa era alta pois conheço bem a sua carreira profissional. Sobre o local apetecia-me comparar com visitas anteriores. Leonel Pereira tem um passado com história. Novamente de regresso à sua terra um novo desafio o esperava. Natural do concelho de Alcoutim, depois da formação entre nós, e no estrangeiro, também esteve em vários estabelecimentos de prestígio nos quais a sua passagem foi notada. Afirmando sempre que os sabores da aldeia o marcaram, e com os quais fez a sua educação do gosto, elegeu quatro elementos determinantes para os seus projetos culinários e gastronómicos: tradição, frescura, inovação e sabor.
leonel1
Caipirinha sólida com camarão calcificado
Lá fui experimentar e confesso o meu entusiasmo a escrever esta crónica lembrando, e salivando, a experiência recente ao degustar uma refeição extraordinária indo para lá das expectativas. Um menu grande, 16 degustações, a que Leonel chamou de “Big Taste” e servido em tempo excecional sem interrupções. Não vou alongar-me em comentários à comida, deixo-vos as imagens legendadas. E lembrar que o chefe Leonel é dos que continua cozinhando!

Local obrigatório no Algarve:

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...