quinta-feira, 3 de julho de 2014

COSTA PEREIRA- Luanda da Cabeça aos pés...


                                                                    Luanda da Cabeça aos pés...

COSTA PEREIRA

Mapa de Angola
Como anteriormente dei a saber fui visitar Angola, aquele grande país que quando deixar de ser de uns tantos, para passar a ser todos os angolanos, se tornará sem dúvida na sala de visitas de toda a África Ocidental. Tem todas as condições para isso, e potencialidades económicas também lhe não faltam ! Haja vontade e bom censo político.

Situada na Costa Ocidental do Continente Africano, ao sul do Equador, Angola estendendo-se, desde os paralelos 4º 21´ 26´´ e 18º 02´ de latitude sul e meridianos 11º 41´e 24º 05´ (gravidade). Fica compreendida entre a embocadura do Rio Zaire e a do Cunene, tendo ainda a norte do primeiro destes rios os territórios do Distrito de Cabinda que defrontam ao N. do Chiloango com a Republica do Congo Francês e ao S. e L. com a Republica do Congo. A superfície da Província é de 1 246 700 quilómetros quadrados.
Ocupada por Portugal durante 493 anos, desde 1482 até 11 de Novembro de 1975, Angola, quer se queira quer não, continua a fazer parte do sentir dos portugueses, mesmo daqueles que sem nunca lá terem vivido, sentem como sua, a terra e gente angolana. Comigo sempre aconteceu isso, mesmo antes desta visita ocasional. Talvez por Diogo Cão ser, como eu, transmontano! Também por ser transmontano, calar as verdades que se não devem ocultar, está fora dos meus princípios. Daí que sem querer ser maldizente terei de comentar o que a minha objectiva recolheu da varanda dum prédio de 16º andar, e sem elevador....

Não é pera doce para quem diariamente, e por mais que uma vez ao dia, tem que subir tanta escada e carregando com as "compras" ao lombo, à cabeça ou à mão. Do mesmo modo o espectáculo da pouca ou nenhuma higiene urbanística da cidade também deixa muito a desejar. Aqui, o espaço à volta do ex-Liceu Salvador Correia de Sá é disso exemplo. Ora reparem comigo lá do alto, e vejam Luanda da cabeça aos pés:
3
Ex-Liceu Salvador C. de Sá.

Área envolvente ao ex-liceu S. Correia de Sá

Um aspecto da cidade, onde como pano de fundo
entre as duas torres, morre o Palácio da Presidência e a Sé
de Luanda

O meu destino não era Luanda, dai que só por amabilidade de quem me acolheu fiquei a conhecer um pouco da cidade e um dos lugares que em primeiro visitei, foi o Bairro e a esplanada Miramar, que está para Luanda, como o Restelo ou a Lapa estão para Lisboa. Dali admirei além da esplanada, com restaurante e um écran gigante, o seu miradouro sobre o porto e a Ilha do Cabo, lá ao fundo.

Plateia

écran gigante


Miradouro, ao fundo a Ilha do Cabo








Miradouro, com a Ilha do Cabo lá ao fundo, e a triste imagem duma Luanda enferrujada…..

Também este post mereceu alguns comentários de leitores do meu blog. Destaco o  de pessoa que conheceu bem os cantos da cidade, e comentou:
<Boas fotos .Dá-nos uma panorâmica do desleixo na questão da SAUDE e AMBIENTE. Assim como a falta do elevador. Claro que conheço e bem o cinema, ao ar livre, do MIRAMAR. Mas claro que existem outros problemas nessa grande terra. Podia acrescentar algo mais  sobre LUANDA. Mas pode-se FERIR aqueles que segundo dizem foi UMA DESCOLONIZAÇÃO EXEMPLAR. Eu diria um APROVEITAMENTO GERAL DE ENRIQUECIMENTO DE CLASSES que nada tem a ver com os ANGOLANOS. Mas cala-te boca».
continua

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guimarães vai assinalar os 900 anos da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro

Primeira ação preparativa realiza-se já em maio, em Zamora. Em junho, uma delegação espanhola retribui visita a Guimarães. Efeméride ocorr...