Vai ter lugar no próximo dia 3 de Abril a acção ‘Nos 40 Anos de Algures a Nordeste: Uma Jornada sobre A. M. Pires Cabral’, organizada pelo Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e integrada no programa de comemorações dos 40 Anos da UTAD.
No programa da jornada, que decorre no Auditório da Biblioteca Central da UTAD e tem início pelas 09h30, incluem-se comunicações por João Bigotte Chorão (11h00: “Os dois rostos de um escritor”), Ernesto Rodrigues (12h00: “Um artista dos sete ofícios”) e José Carlos Seabra Pereira (14h30: “A condição poética em A. M. Pires Cabral”), bem como uma mesa-redonda (15h30) sobre a poesia de A. M. Pires Cabral, com a participação de Pedro Mexia, Vítor Nogueira e Isabel Alves.
Após a sessão de abertura (09h30), será apresentado em estreia o documentário ‘A. M. Pires Cabral na primeira pessoa’, de Leonel de Brito. Haverá ainda (17h00) uma visita à exposição ‘A. M. Pires Cabral: 40 anos de vida literária’, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, seguida de leitura de textos do autor por alunos do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD. A jornada encerra às 18h00 com uma intervenção de Henriqueta Gonçalves.
DIA MUNDIAL DA POESIA
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eng.º Rui Jorge Cordeiro Gonçalves dos Santos, tem o gosto de convidar V. Ex.ª e Exm.ª Família a participar na comemoração do Dia Mundial da Poesia, que terá lugar no dia 21 de Março de 2014, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, com o seguinte programa:
Ÿ Apresentação do Oitavo Álbum de Poesia, com capa de Aureliano Barrigas e um poema de Manuel Duarte de Almeida, com pretexto na passagem do centenário do falecimento do Poeta.
Ÿ Intervenções de: Prof. Doutora Henriqueta Maria Gonçalves, Doutora Margarida de Carvalho e Elísio Amaral Neves.
DIA DA POESIA
Poeta, é livre o teu pensamento,
Dás bem largas à tua imaginação,
A realidade pode ser lamento,
Verseja, dispondo bem o teu coração.
Todos com a tua rima enlevar,
Faz-nos elevar até às alturas,
Com as mais diversas vozes no cantar,
Neste mundo unes as criaturas!
Canta bem, as tuas odes, canta,
Canta bem, sempre as tuas canções,
Pois, a música sempre encanta!
Arrebata sempre os corações,
Pois são as melhores manifestações,
E, a nossa alma se levanta!
Sílvio Teixeira
Sem comentários:
Enviar um comentário