sábado, 7 de dezembro de 2013

Editora Tartaruga lança “55 Orações Marianas”


A produção dos autores transmontanos, mesmo em momentos difíceis, tem sido admirável. Muitos dos livros recentemente publicados mereciam uma atenção singular, por mais singela que fosse. Bem gostaríamos de lha dedicar, mas não estamos em condições favoráveis, por razões diversas. Contudo, um ou outro hão-de tê-la, mais cedo ou mais tarde.

Da chancela da editora Tartaruga, acaba de sair a público as “55 Orações Marianas” de Manuela Morais. A autora, num trabalho aturado, recolheu um conjunto de orações marianas, acrescentando-lhe algumas da sua autoria.

(Clique para aumentar)
Em apêndice (Evocações Sobre a Oração) anexa citações famosas e excertos de textos igualmente admiráveis (de Agostinho da Silva, Gandhi, Balzac, Abraham Lincoln, Eça, Camões, entre outros), aos quais agrupa curtas prosas (e poemas) de autores vivos, na sua maioria das terras de Além Marão: Ernesto Rodrigues, Barroso da Fonte, Jorge Lage, e por aí adiante.

Da nossa lavra consta uma pequena síntese sobre o culto dos santos e da Virgem, intitulada “O Rosário de Maria”.

Da contracapa ressalta um pequeno texto de Dom Duarte de Bragança.

Do prefácio do Professor Marcelo Rebelo de Sousa respigamos: “ 1- Cinquenta e cinco lindíssimas orações.

Testemunho da Fé, particularmente eloquente numa Pátria abençoada, há séculos, pela protecção de Nossa Senhora da Conceição e, vai para um século, pela mediação de Nossa Senhora de Fátima”.

O ponto dois exige a leitura do volume.

Armando Palavras

 

Manuela Morais nasceu no ano de 1955 em Murça (Trás-os-Montes). Licenciada em Literatura Comparada, fundou e dirige a editora Tartaruga, na qual dá a conhecer muitos autores contemporâneos.
Instituiu e promove o Prémio Nacional da poesia – Fernão de Magalhães Gonçalves.
À memória de seus Pais criou e apoia o projecto humanista “Um tecto para todos”.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...