sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Costa Pereira - Novo Capelão de NS da Graça

Por: Costa Pereira
  Portugal, minha terra.















1
Até finais do mês de Outubro, ou mês do Rosário, os devotos de NS da Graça que aos domingos quisessem assistir à Eucaristia dominical no Santuário do Monte Farinha podiam  fazê-lo, pois ali se celebou, às 16:00h.

2
A partir de agora só depois da Festa da Ascensão do Senhor (no ultimo domingo de Maio) é que voltará haver Missa, como de costume, todos os domingos. Isto, se entretanto o novo pároco de Vilar de Ferreiros, não alterar o que estava estabelecido pelo seu antecessor. Que entretanto, por desejo de D. Amândio, o santuário de Nossa Senhora da Graça, que tanto fica a dever ao que foi seu zeloso capelão, e impulsionador da obra ali realizada, sob administração de Vilar de Ferreiros, vai poder continuar a ter no Sr. Padre Guedes, um amigo e valioso auxiliar do novo abade, Sr. Padre João Paulo. Assim se depreende do que reza o oficio emanado da Chancelaria da Cúria Diocesana, a 24 de Agosto (dia de São Bartolomeu) pp, ao determinar: " HAVEMOS POR BEM: - desvincular o Padre Manuel Joaquim Correia Guedes do Bilhó, Vilar de Ferreiros e de Capelão da Senhora da Graça, continuando a viver na residência de Vilar de Ferreiros e ajudar o novo pároco, no que for possível;
- e nomear o Padre João Paulo Castanheira Pinto pároco do Bilhó, Ermelo, Pardelhas e Vilar de Ferreiros e Capelão da Senhora da Graça. Os fieis de Pardelhas só poderão ter Missa Vespertina ao Sábado e, em alternancia, com Ermelo ou como for possível. Os de Vilarinho saibam aceitar a alternância e missas vespertinas. Peço a todos grande compreensão, dado a escassez de Sacerdotes, e que rezem a Deus por mais vocações.
O Santuário da Senhora da Graça, situado na paróquia de Vilar de Ferreiros, merece consideração e cuidado especial. Peço ao novo Pároco, que é o presidente de todas as Comissões Fabriqueiras e também da do Santuário, para se deixar ajudar pelo Padre Manuel Guedes. integrando-o na Comissão do Santuário.
Nenhum Padre pode exercer actos de jurisdição e de culto público, em paróquia de que não é responsavel, sem licença do pároco, legitimo representante do bispo.
A tomada de posse dos Párocos revista-se de solenidade, na presença do bispo ou seu delegado, com a renovação da profissão de fé, promessas e juramento de fidelidade".
 Foi precisamente o que aconteceu na paroquia de São Pedro de Vilar de Ferreiros, que desde o passado dia 5 de Outubro, tem no Sr. Padre João Paulo, um novo pároco, que vem substituir o abade Correia Guedes que durante mais de meio século paroquiou esta importante freguesia do concelho de Mondim de Basto. A cerimónia de posse deu-se na igreja paroquial de São Pedro de Vilar com a presença de todo clero do Arciprestado do Baixo Tâmega e conferida pelo Bispo da Diocese, D. Amândio Tomás.

3
O Mário Borges, que nestas ultimas duas décadas tem sido um dos principais colaboradores no que respeita a serviços da paróquia, como elemento da Comissão Fabriqueira e membro directivo da Irmandade de NS da Graça; a ele foi confiada a missão de, em nome da paróquia, saudar os visitantes e dar as boas vindas do novo pároco.
4
Acto muito participado e, por elementos dos grupos corais da paróquia, animado, culminou com um beberete servido a todos quantos se quiseram associar ao festivo evento, na secretaria-biblioteca da Residência Paroquial.
E nada faltou daquilo que a terra e o Passal da igreja dá. Que pena não poder lá estar fisicamente!
Sem as bases, onde assente a obra, não se vai longe! Também aqui a ti Teresa, um braço de trabalho, é uma das bases, onde o padre Guedes se apoia. Outro, o Manuel Miradouro Machado , que naquilo que lhe compete, cumpre a sua obrigação de zeloso paroquiano, encarregado de ajudar no serviço de sacristia. Que Nossa Senhora da Graça, neste encerrar do Ano da Fé, e da época forte das festas e romarias no Monte Farinha, a todos abençoe, e em particular aos intervenientes neste acto de posse do novo Capelão da Senhora da Graça.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Historiadores devem convergir em 2028

Dia 25 de dezembro último faleceu, com 77 anos de idade, Manuela Mendonça que se manteve no cargo de Presidente da Academia Portuguesa de ...

Os mais lidos