sábado, 31 de agosto de 2013

Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto lançado em São Paulo e Brasília



Carlos Cabral e Manuel Pintão, na cidade do Porto, quando escreviam o Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto.


O livro "Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto" do brasileiro Carlos Cabral e do português Manuel Pintão foi lançado no dia 1 de Agosto,  no Consulado Geral de Portugal em São Paulo e, dia 3,em Brasília, na Embaixada de Portugal.

Para escrever o livro, os autores realizaram, ao longo de seis anos, visitas a casas produtoras de vinho do Porto, tanto antigas como atuais, além de pesquisas sobre a história da região do Douro, pessoas envolvidas, geografia física e humana da área, legislação, comércio local e internacional, folclore, literatura, órgãos do governo que legislam e controlam os vinhos, tipos, entre outros assuntos.

O livro possui uma seleção de mais de 3.000 verbetes e 620 ilustrações, em 575 páginas.

O brasileiro Carlos Cabral é membro da Confraria do Vinho do Porto, estudioso do vinho desde 1969 e Consultor de Vinhos do Grupo Pão de Açúcar desde 1997. O português Manuel Joaquim Poças Pintão foi presidente do conselho da administração da Casa Manoel D. Poças Junior, dedicada à produção de vinho do Porto desde 1918.

O endereço do Consulado é rua Canadá, 324, Jd. América, São Paulo (SP). A Embaixada fica no Setor Embaixadas Sul - Avenida das Nações - quadra 801, em Brasília.



Ver Fugas do jornal Público de 31 de Agosto de 2013, p.30

Actualizado em 2 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Revista Tellus nº 80

Acaba de sair a público o nº 80 da revista Tellus (Vila Real), revista de cultura transmontana e duriense.