sábado, 4 de maio de 2013

Fibrilhação Auricular afeta mais de 200 mil portugueses acima dos 40 anos




Prof. Fausto Pinto
Fibrilhação Auricular afeta mais de 200 mil portugueses acima dos 40 anos

Meio milhão de pessoas já assinou Carta pelos direitos dos Doentes

A Associação Bate, Bate Coração está a promover a assinatura, em Portugal, da Carta dos Direitos dos Doentes com Fibrilhação Auricular, uma doença que afeta 6 milhões de pessoas na Europa e mais de 200 mil portugueses acima dos 40 anos. O Prof. Fausto Pinto, presidente eleito da Sociedade Europeia de Cardiologia já assinou a Carta, disponível em http://www.signagainststroke.com/pt
“Este documento pretende dar uma voz única, a nível mundial, a todas as pessoas e famílias que já sofreram com a fibrilhação auricular. O nosso objetivo, em termos globais, é conseguir 1,7 milhões de assinaturas em apoio à Carta e entregá-la depois aos decisores de saúde em todos os países do mundo”, esclarece Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração.
A Carta faz recomendações sobre as ações críticas que os decisores políticos, os prestadores de cuidados de saúde, e os governos nacionais podem desenvolver para salvar vidas e reduzir os enormes custos, a incapacidade e mortalidade devidas à fibrilhação auricular não diagnosticada e não tratada.
Carlos Morais explica ainda que “um maior conhecimento da fibrilhação auricular, e do seu diagnóstico precoce, a ênfase na prevenção e no tratamento do AVC relacionado com esta doença, alicerçado em recomendações baseadas na evidência, a melhoria dos cuidados continuados destes doentes, a implementação de registos nacionais, o acesso atempado ao tratamento adequado, constituem a melhor via para proporcionar cuidados de saúde de qualidade aos doentes com fibrilhação auricular, e, em simultâneo, reduzir a enorme carga económica resultante dos AVCs associados a esta doença”.
A fibrilhação auricular é a perturbação do ritmo cardíaco crónica mais frequente, afetando aproximadamente 6 milhões de pessoas na Europa, 8 milhões na China e 2,6 milhões nos Estados Unidos da América. Esta doença é responsável por aproximadamente 15% dos 15 milhões de AVCs que se estima ocorrerem anualmente a nível mundial.

Informações adicionais: LPM Comunicação
Andreia Garcia :: Tel. 21 850 81 10/91 994 78 96:: andreiagarcia@lpmcom.pt
Maria Serra :: Tel. 21 850 81 10/92 741 30 27:: mariaserra@lpmcom.pt
Ed. Lisboa Oriente, Av. Infante D. Henrique, 333 H - Escritório 49,  1800-282 Lisboa

De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tintim traduzido para mirandês.

 

Os mais lidos