Bartolmaus Zeitblom, São Valentim (pormenor), séc. XVI, Augsbourg, Staatsgalerie |
Com o nome de Valentim, são
venerados três santos diferentes que, na realidade, parecem ser apenas um, pois
as suas histórias são semelhantes: um sacerdote romano, um bispo de Térni (na
Úmbria, Itália) e um bispo itinerante de Recia.
Parece ser hoje aceitável que a
vida dos dois santos italianos, se referem a um único santo. Quanto a São
Valentim de Recia tudo indica ser do domínio da lenda, resultado da
contaminação dos seus homónimos italianos. Foi enterrado no Tirol italiano e o
duque da Baviera, terá transportado as suas relíquias em 764, convertendo-o num
dos patronos da sua diocese. Daí a sua popularidade na Alemanha.
Jacopo Bassano, São Valentim baptizando Santa lucia, c. 1575. Bassano del Grappa, Museu Civico |
Debrucemo-nos, porém, sobre os
dois santos italianos que, com maiores probabilidades, deram origem ao Dia dos Namorados.
São Valentim ajoelhado em súplica - david teniers III, col privada- Rafael Valls Gallery, Londres. Bridegeman Art Library |
O bispo de Térni terá ocupado
essa diocese a partir do ano de 223. Curou o filho de Crato, um filósofo
romano, que se converteu. Foi, de seguida, mandado decapitar pelo perfeito
Abúndio. O seu corpo foi então levado para Térni por alguns atenienses
(discípulos de Crato) convertidos.
Armando Palavras
Hoje, 14 de Fevereiro é dia de
São Valentim, versus, Dia dos Namorados. Por essa razão aqui se deixa sinopse
do livro de Alberoni (2003).
Francesco Alberoni é conhecido em
todo o mundo pelos seus estudos sobre movimentos colectivos, sobre sentimentos
(como o amor, o enamoramento, a amizade, a inveja, o altruísmo) e sobre valores
que guiam as acções humanas. A sua obra publicada é de alguma relevância. Neste
livro, “O Mistério do Enamoramento”, revela-nos o segredo mais profundo do
enamoramento e mostra-nos o caminho para um amor genuíno e duradouro.
Critica as teses clássicas sobre
o amor de Sartre, Rougemont, Bataille e Girard. Discorda das teses freudianas,
segundo as quais o enamoramento é o produto de uma regressão. Ou seja, a
reactivação de experiências infantis, sobretudo das que estiveram relacionadas
com a mãe.
É muito mais consequente com o
mito contado por Aristófanes n’O Banquete de Platão: “a alma espera a outra
metade de si própria, da qual foi separada, e acaba por encontrá-la no
enamoramento. Antes estava lacerada, incompleta, perdida, inconsciente de si.
Agora está completa, é totalmente ela própria, feliz, divina”.
[1] Historicamente parece ter
sido executado em 273 , durante as perseguições do Imperador Aureliano.
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