terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Autores Transmontanos (6)


Foto: O Cónego

É um romance a ler que daria uma recensão cuidada. Talvez a façamos um dia. Este volume de A.M. Pires Cabral, considerado por muitos, o maior escritor transmontano da actualidade. Trata da vida de um eclesiástico (cónego), com uma enorme paixão pela caça, petulante no início da vida, tornando-se um homem humilde no final da mesma. É a vida que o ensina, sobretudo através das vicissitudes originadas por um caso com uma senhora de Bragança.O Cónego
 

É um romance a ler que daria uma recensão cuidada. Talvez a façamos um dia. Este volume de A.M. Pires Cabral, considerado por muitos, o maior escritor transmontano da actualidade, trata da vida de um eclesiástico (cónego), com uma enorme paixão pela caça, petulante no início da vida, tornando-se um homem humilde no final da mesma. É a vida que o ensina, sobretudo através das vicissitudes originadas por um caso com uma senhora de Bragança.


O Romance do Gramático

Do encontro de dois jovens, o Professor de 25 anos e a aluna, Laura, de 20, surge este romance histórico de Ernesto Rodrigues (n. 1956, Torre D. Chama, Bragança). O do autor da “Gramática da Linguagem Portuguesa (1536), Fernão de Oliveira. Nele se desenvolve toda a sua vida aventurosa, procurando-se reabilitar o espírito livre que o acompanhou, seja como frade, marinheiro, prisioneiro tanto dos ingleses como da Inquisição.

Do pergaminho constavam dois livros. O primeiro designado “Reco/Índex” e o segundo “Verso/Uma história mal contada”.

Da “Noticia” se retira o fulcro da narrativa: “O Romance do Gramático, título apócrifo em que reunimos as duas partes, traz-nos páginas coloridas de factos e figuras do século XVI, de intriga e liberdade de pensamento, comportando seguras linhas de teor ensaístico e, mesmo, pedagógico. Antecipa, assim, algumas propostas da ficção seiscentista e ulterior. No reinado do medo e da intolerância que se entreabria com a Inquisição, seguida pelo “Índex de livros proibidos e pela censura do pensamento, a rebeldia e boa disposição destes parágrafos são o melhor antídoto, inclusive, para os dias de hoje”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma entrevista com meio século de realismo polémico

  Em 25 de Abril de 1997 o Semanário Transmontano que se publicava em Chaves e que era a voz da esquerda, na mesma edição comemorativa da ...