terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Lema d'Origem editora, promove em Moncorvo, os Isidros


A Lema d'Origem – Editora irá promover
OS ISIDROS- A epopeia de uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo
de António Júlio Andrade, Maria Fernanda Guimarães
Na CASA DO INFANTE
no dia 14 de dezembro de 2012, pelas 17H30
Sobre o Livro
OS ISIDROS – A epopeia de uma família de cristãos-novos de Torre de Moncorvo, de António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães, é uma obra de investigação histórica, na qual os autores seguem esta família ao longo de várias gerações, praticamente ao longo da Inquisição. É uma família que tem origem em Torre de Moncorvo mas que, pelo seu dinamismo e empreendedorismo, alguns dos seus descendentes acabam por se destacar no contexto social da época, mesmo em período de perseguição. Muitos deles estiveram presos nos cárceres da Inquisição e acabaram por deixar marcas fortes do marranismo ao longo das suas existências.
Sobre os Autores
António Júlio Andrade
Nasceu na aldeia de Felgueiras e casou na do Larinho, ambas do concelho de Moncorvo. Estudou nos seminários de Vinhais, Bragança e Braga onde concluiu o 2.º ano de teologia.
Frequentou o curso de filosofia da universidade do Porto, como estudante trabalhador, curso interrompido e abandonado com a sua mobilização para Angola como alferes miliciano.
Teve uma curta incursão pela política sendo vereador na câmara de Moncorvo e candidato a deputado por Bragança. Por 10 anos foi professor do ensino secundário, ingressando depois no quadro de técnicos da biblioteca municipal de Torre de Moncorvo.
Passou ainda pelo centro de documentação da Ferrominas, EP e fez parte da comissão instaladora do museu do ferro da região de Moncorvo.
Durante 8 anos foi director do jornal “Terra Quente” e nele continua a colaborar. Para além dos estudos sobre judeus e marranos, publicou trabalhos monográficos sobre a sua aldeia e o seu concelho, destacando-se entre eles: Torre de Moncorvo, Notas Toponímicas; Dicionário histórico dos arquitectos, mestres de obras e outros construtores da vila de Torre de Moncorvo; História Política de Torre de Moncorvo, 1890 – 1926.
Maria Fernanda Guimarães
Curso Superior de Turismo, tendo desempenhado funções na referida área como 1.ª Técnica em diversas Agências de Viagens e pontualmente como chefe de agência, na cidade de Lisboa.
Colaboradora da Cátedra de Estudos Sefarditas – Alberto Benveniste – Faculdade de Letras de Lisboa, desde as suas primeiras actividades, tendo colaborado no Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses – mercadores e homens do trato, Direcção científica de A. A. Marques de Almeida – 2009.
Coautora em parceria com a Dr.ª Carla Vieira e a Dr.ª Susana Mateus, num estudo intitulado Um TEFILAH manuscrito num processo da Inquisição de Lisboa, Publicado nos Cadernos de Estudos Sefarditas n.º 10 e 11 – 2011.
Colabora com o quinzenário “Terra Quente” onde é responsável, na área da investigação, pela página “Entre o Cristianismo e o Judaísmo” desde 1999.
Desempenha as funções de "Researcher assistant" para Richard George Henriquez – Arquiteto – residente em Vancouver.
Para mais informações contactar:
António Lopes
Telf: 225 102 299

 De Jornal do Norte para Tempo Caminhado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Criminoso russo assenta propaganda na aldrabice

  Além dos aspectos históricos (a primeira Rússia  foi fundada na região de Kiev), percebe-se por este mapa porque é que o abutre russo, o c...