quinta-feira, 26 de julho de 2012

Manuel Martins medalhado (Vila Real)- Investigadores da Universidade de Aveiro-Protecção do Alto Douro (Régua) - Mãe Blogger- EDP em Picote - Antarte em Miami





Dr. Manuel Martins, presidente da Câmara municipal de vila Real, agraciado com medalha de ouro nas comemorações do 87º aniversário da cidade







Estudantes da Universidade de Aveiro desenvolvem produto que promete revolucionar trabalhos de reabilitação de edifícios antigos
A argamassa do presente para o passado

David Monteiro, Luís Mariz e Diogo Pires, aperfeiçoaram uma gama de argamassas a pensar no passado.
A Prof. Ana Velosa do DEC que, juntamente com o Prof. Fernando Rocha, coordenador da GEOBIOTEC – unidade de investigação da UA para as áreas da Geobiociências, Geotecnologias e Geo-engenharias, orienta o projeto dos três investigadores.
Esqueça-se a imagem da argamassa misturada a olho junto à obra, entre sacos de cimento, pazadas de areia e baldes de água. A gama de argamassas desenvolvida por três estudantes do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade de Aveiro (UA) em nada tem a ver com essa imagem. Em primeiro lugar, é a única pensada especificamente para reabilitação de edifícios antigos em Portugal.
Depois, e porque o material de construção não era todo igual, os jovens cientistas têm outra novidade: à argamassa são adicionados aditivos que têm em conta as propriedades dos materiais com os quais vai intervir. Assim, cada empreiteiro usa um produto personalizado que é durável, resistente e compatível com qualquer tipo de construção antiga. Para além disso, o produto dos estudantes de mestrado e de pós-doutoramento do DEC é facilmente removível, o que o torna ideal para intervenções em monumentos.



Peso da Régua
DEBATE SOBRE PROTEÇÃO DO ALTO
DOURO VINHATEIRO REÚNE ESPECIALISTAS

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) promove, através da Estrutura Sub-regional de Vila Real, esta sexta-feira (27 de julho), pelas 14H30, na Casa do Douro (Peso da Régua), a sessão “Intervenções no Douro Vinhateiro - Manutenção dos Socalcos”. Na presença de diversos atores regionais e nacionais que assumem um papel estratégico na preservação do território que este ano assinala o décimo aniversário da sua classificação, pela UNESCO, como Património Mundial, a sessão coloca em debate a importância e impacto das intervenções na paisagem duriense.
Enquanto base do selo atribuído pela UNESCO, a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, indissociável dos socalcos e respetivas vinhas, merece uma atenção especial na tarefa de sensibilizar os agentes que nela intervêm diariamente. Este evento surge, assim, com o intuito de contribuir para uma redução do impacto da atividade humana neste território, dirigindo-se especialmente aos viticultores durienses.
A sessão dará, ainda, lugar à apresentação da plataforma “i-Douro”, desenvolvida para proceder ao levantamento das vinhas existentes, e do “Guia orientador de Boas práticas Agrícolas e Ambientais”.
Participam do programa o Presidente da CCDR-N, José Manuel Duarte Vieira, a gestora do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), Gabriela Ventura, o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, entre outros.
Gabinete de Marketing e Comunicação da CCDR-N | gmc@ccdr-n.pt | telf. 226 086 355 | fax 226 061 480


Iniciativa pioneira distingue mães com blogs
Blog da Carlota vence primeiro prémio mãe blogger

O blog da Carlota, da autoria de Fernanda Ferreira Velez, acessível em http://babycarlota.blogspot.pt/ , acaba de vencer o concurso mãe blogger, uma iniciativa pioneira da saúde cuf, destinada a reconhecer e premiar os melhores blogs escritos em Portugal por mães. Este concurso contou com a participação de mais de 150 blogs que receberam mais de 4500 votos.
Em segunda lugar ficou o blog “Socorro sou Mãe”, da autoria da Rita Ferro Alvim, acessível em http://www.ritaferroalvim.blogs.sapo.pt  . O terceiro lugar foi atribuído ao blog “Ties Photo”, de Catarina Ferreira, que pode ser consultado em http://www.tiesphoto.wordpress.com  .
O Prémio Mãe Blogger surge como forma de agradecer a todas as mães (ou pais) que partilham os primeiros passos dos seus filhos, as suas alegrias e inquietudes e informação sobre toda uma série de experiências que só eles podem contar em primeira mão.
Para mais informações visite o site www.premiomaeblogger.com.

“EMPREENDEDORISMO E DINAMIZAÇÃO DASECONOMIAS LOCAIS” 27 de JULHO 2012 |POUSADA DE PICOTE | MIRANDA DO DOURO

A EDP vai realizar um a conferência "Empreendedorismo e Dinamização das Economias Locais", promovida pelo Diário Económico, a que seguirá a apresentação dos premiados na edição 2012 do Prémio EDP Empreendedor Sustentável.
O evento terá lugar na pousada da EDP em Picote, Miranda do Mouro, tendo início às 14h30, na próxima sexta-feira, 27 de julho.
Conta com a presença do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira, representantes da EDP, autarcas, empreendedores e várias entidades ligadas ao fomento da iniciativa empresarial e do auto-emprego na região.
O Prémio EDP Empreendedor Sustentável conclui agora a 2ª edição na região do Sabor, estando já em curso a 1ª edição da região abrangida pela barragem de Foz Tua.
Sexta-feira, serão apresentados os mais de 40 empreendedores participantes na edição Sabor 2012.
O programa inicia às 14H30 e encerra às 18H30
 Agenda EDP
DMC _ Direcção de Marca e Comunicação
Praça Marquês de Pombal nº 12 S/L
1250-162 Lisboa, Portugal
Tel: 21 0012616 Fax: 21 0012910

ANTARTE LEVA A MIAMI O MELHOR DO MOBILIÁRIO NACIONAL

A Antarte vai participar, de 26 a 29 de Julho, no Art Deco Welcome Center, em Miami, onde apresenta uma das peças mais procuradas do seu portfólio: o hall de entrada cabide-árvore.
A convite da Associação da Indústria das Madeiras e Mobiliário de Portugal, no âmbito da marca Associative Design, que promove o design e a produção 100 % nacionais, a empresa de Rebordosa, em Paredes, reforça a promoção da sua marca nos Estados Unidos, onde está presente em Washington, desde o ano de 2000.
A internacionalização e a busca de novos mercados é uma aposta estratégica da Antarte, que no último ano entrou em mercados como Suíça e França e abriu uma segunda loja, na cidade de Nelspruit, na África do Sul.
Para mais informações, contacte por favor:
ICE Ibérica
Natália Teixeira
Tlm: 935 871 005
Maria Peixoto
Tlm: 935 871 003

De "Jornal do Norte" para "Tempo Caminhado"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breve História da Arte

                          https://www.wook.pt/livro/breve-historia-da-arte-susie-hodge/22237887