quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Terra de Miranda e a Lei da Lhégua Mirandesa (8)

Trabalho conjunto de Carlos Ferreira e Júlio Meirinhos

O MINISTRO DA EDUCAÇÃO - Eduardo Marçal Grilo

Nota: Este despacho normativo é a peça de fecho do arco legislativo sem a qual a Lei 7/99 de 29 de Janeiro não poderia ter aplicabilidade. Lamentavelmente muitas são as leis produzidas pelo Parlamento que não chegam ou demoram anos a entrar em vigor porque o Governo não regulamenta a tempo a própria lei como ordena o seu articulado.
No nosso processo e em fase de regulamentação da lei, como determina o artº 6º, valeu a circunstância de exercer as funções de Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros o Dr. Vitalino Canas, casado com uma mirandesa, apaixonado e defensor da Língua Mirandesa que com persistência e dedicação pessoal conseguiu que a regulamentação fosse aprovada em menos de 90 dias, exercendo a devida influência junto do Ministro da Educação, que produziu o Despacho Normativo nº35/99 que com amplitude, maleabilidade e adaptabilidade regulou o direito à aprendizagem do mirandês, bem como o necessário apoio logístico, técnico e científico.

4. Bibliografia

ALARCÃO, J.(2002) O domínio romano em Portugal, Lisboa: Publicações Europa-América
ALVES, A. C.(1973) Cadernos Históricos Mirandeses, II, A terra de Miranda (Tentame Histórico), Miranda do Douro: Câmara Municipal de Miranda do Douro.
ALVES, A. C.(1974) Cadernos Históricos Mirandeses, III, A terra de Miranda nas Inquirições de D. Afonso III (1258), Miranda do Douro: Câmara Municipal de Miranda do Douro.
ALVES, A. C.(1978) Cadernos Históricos Mirandeses, I, Retalhos de História, Miranda do Douro: Câmara Municipal de Miranda do Douro.
ALVES, F. M.(1910) Memórias Arqueológico-históricas do Distrito de Bragança, Tomos I a XII, Bragança: Edição Câmara Municipal de Bragança / Instituto Português de Museus / Museu do Abade Baçal, (2000).
ANTON, I. A.(1986) La Colonizacion Cisterciense en la Meseta del Duero, Zamora: Instituto de Estudios Zamoranos “Florian de Ocampos” Diputacion de Zamora
ARIAS, X. L. G.(2000) Pueblos asturianos. El porqué de sus nombres, Gigón: Edic. Alborá llibros, 2ª ed. corregida y aumentada.
CABERO DIÉGUEZ, V.(1998) “Dos Márgenes” In: AZEVEDO, J.(editor)(1998) 195-201
CORREIA, M.(2002) Bi Benir la Gaita, Lisboa: Instituto de Desenvolvimento Social
FERNANDES, H. P.(1996). Bibliografia do Distrito de Bragança, Documentos (textos) Publicados, Tomo I, 569-1870, Tomo II, 1871-1950. Bragança: ISPB/CMB/BPADB
FERNANDES, M. C. C(2001) Uma História da Diocese de Bragança – Miranda, Lisboa: Diocese de Bragança-Miranda
FERREIRA, Carlos (2003) “Toponímia, Paisagem e Ambiente: uma abordagem geotoponímica de Sendim em Terra de Miranda (Um estudo de Ordenamento do Território e Geografia Regional)”.
FERREIRA, M. B.(2001) “A situação actual da língua mirandesa e o problema da delimitação histórica dos dialectos asturo-leoneses em Portugal.” In: Revista de Filología Románica vol. 18 (2001) 117-136.
GONÇALVES, D.(1985) “O clima de Trás-os-Montes” Vila Real: IUTAD
GONZÁLEZ, F. C.(2001) Sayago, viaje al interior, ermitas y romerías, Zamora: Fracisco Colino González
JIMÉNEZ, A. C.(2001) El antiguo reino de León, León: Edilesa
JIMÉNEZ, A. C.(2001) El antiguo reino de León, León: Edilesa
LEMOS, F.S.(1993) Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, Dissertação de Doutoramento apresentada à Universidade do Minho, Braga (policopiado em quatro volumes: Volume I-a: Estudos de arqueologia no Nordeste Transmontano, o quadro geográfico, o povoamento proto-histórico; Volume I- b: O povoamento Romano, Conclusões, Bibliografia; Volume II a: Catálogo, Introdução Distrito de Bragança; Volume II b: Catálogo, Distrito de Vila Real, Bibliografia).
LLORENTE PINTO, J. M.(1999) “Las divisiones del espacio provincial. Salamanca y sus comarcas”, In: Salamanca, Revista de Estudios, 43, (1999), 499-530
MARTÍNEZ, S. M. G.(1999) “Los Zoelas: sociedad y antroponimia” In: Brigantia vol.XIX Nº1/2 (1999) 17-36
MATOSO, J.(2001) A identidade nacional, Lisboa: Gradiva publicações
MENÉNDEZ PIDAL, R.(1990) El Dialecto Leones, Leon: Diputación Provincial de León
MOURINHO, A. M.(1980) “Roma na Terra de Miranda” In: Actas do Seminário de Arqueologia do Noroeste Peninsular, vol. III, Guimarães.
MOURINHO, A. M.(1984) Cancioneiro tradicional e danças populares mirandesas, I vol. Miranda do Douro: Câmara Municipal de Miranda do Douro
MOURINHO, A. R.(1995) Arquitectura Religiosa da Diocese de Miranda do Douro – Bragança, Miranda do Douro: Câmara Municipal
NETO, J. M.(1975) O Leste do território bracarense, Torres Vedras
PRADA, M. F.(1998) El real monasterio de San Martín de Castañeda, Madrid: San Pablo
RIBEIRO, O.(2001) Introduções Geográficas à História de Portugal, Lisboa: João Sá da Costa.
SANCHES, M. J.(1992) Pré-história recente no planalto mirandês (Leste de Trás-os-Montes), Porto: Edic. Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto
TABORDA, V.(1932) Alto Trás-os-Montes. Estudo geográfico, Lisboa: Livros Horizonte (2ª edição 1987)
VARIZO, A.(1990) “Mogadouro — Apontamentos Históricos” In: Brigantia vol.X (1990) 303-317
VASCONCELLOS, J. L.(1900) Estudos de Philologia Mirandesa. Vol. I. Lisboa Imprensa Nacional. (Edição da Câmara Municipal de Miranda do Douro 1992)
VASCONCELLOS, J. L.(1941) Etnografia Portuguesa vol. III, Lisboa: Imprensa Nacional
ZAPATERO, J. G. A.(1985) Sobre os nomes Peñaranda, Aranda, Arandilla, Miranda do Douro, Miranda do Douro: Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Os autores


Carlos Ferreira
Carlos Ferreira é um mirandês nascido em Sendim (1961). É Geógrafo licenciado pela Universidade Nova de Lisboa (1986). É Mestre Geógrafo (2003) e doutorando da Universidade de Salamanca. Tem várias obras e artigos publicados. A sua participação neste artigo emana de conteúdos tratados na sua tese de Grado-Mestrado: Toponímia, Paisagem e Ambiente, Uma abordagem geotoponímica de Sendim em Terra de Miranda (Um estudo de geografia rural e regional), defendida na Universidade de Salamanca em 2003. Para além de outros cargos, Carlos Ferreira foi Vice-Presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano e actualmente é Administrador Delegado do produto turístico Turismo de Natureza, na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.


Júlio Meirinhos
Júlio Meirinhos é um mirandês formado em direito pela Universidade de Coimbra. Dos variadíssimos lugares de grande responsabilidade que tem ocupado destacamos apenas, o de Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o de Secretário-Geral do Leal Senado de Macau, o de Juiz Presidente do Tribunal de Contas e Administrativo de Macau, o de Governador Civil de Bragança, o de Deputado da Assembleia da República Portuguesa e o de Presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano. É Membro da Academia da Língua Asturiana. Foi agraciado em 1984 pelo Presidente da República Portuguesa com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, recebeu em 1985 o prémio de “Autarca do Ano” e em 2010 recebeu a medalha de Cidadão de Honra da Cidade de Miranda. Foi ele o grande impulsionador e deputado proponente da lei 7/99 de 29 de Janeiro que com um voto de unanimidade da Assembleia da República Portuguesa oficializa a língua mirandesa como Língua Oficial de Portugal. Tem variadíssimos artigos publicados e actualmente é Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...