segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Exposição de Artes Plásticas de Luzia Ferreira Teixeira – Lucy Bream; Apresentação do livro "Divagações" de Donzilia Martins

Exposição de Artes Plásticas de Luzia Ferreira Teixeira – Lucy Bream
«Paradoxos… Senda da Luz» e Apresentação do Livro  «Divagações - À Flor da Alma e do Mar» da Autora Donzília Martins.

A Galeria das Juntas de Freguesia da Cidade de Guimarães (S. Paio, S. Sebastião e Oliveira do Castelo), situada no Edifício S. Francisco Centro, Loja 65 – Alameda de S. Dâmaso, acolheu, novamente, uma exposição de Artes Plásticas – Pintura da artista Terrabourense radicada em Guimarães, Luzia Ferreira Teixeira – Lucy Bream, intitulada «Paradoxos… Senda da Luz» a qual foi inaugurada no passado dia 16 de Setembro pelas 21:30h.
A inauguração contou com a presença dos Presidentes das Autarquias locais, do Sr. José Guimarães, Presidente do Conselho Executivo do Centro Juvenil de S. José - onde Luzia Ferreira Teixeira desempenha funções de voluntariado nas actividades do atelier de artes plásticas desde 2004 - bem como com representantes de outras autarquias, artistas plásticos, poetas, imprensa local, outras entidades e demais convidados.
Os Presidentes das entidades acolhedoras tomaram a iniciativa de fazerem os discursos e apresentações à luz apagada, para que se pudesse observar uma “Exposição de Pintura na Escuridão”, felicitaram a artista pelo seu desempenho e ineditismo, bem como por todos os eventos artísticos efectuados nesta Galeria – Sede e na comunidade.
De seguida, passaram a palavra à artista que interagiu os seus agradecimentos e apresentação da Exposição e “Senda” com alguns dos presentes, nos seguintes termos:
«Em primeiro lugar, quero agradecer às Juntas de Freguesia da cidade de Guimarães, S. Paio, S. Sebastião e Oliveira do Castelo, nas pessoas dos seus presidentes, pelos convites, feitos desde 2007 - sendo este o quinto ano consecutivo -, para expor neste espaço e que, a partir daí, me tornei, tal como referido nas suas palavras, a única artista com convite para uma exposição efectiva anual, como agradecimento pelos trabalhos sociais prestados à comunidade.
Agradeço, igualmente, a todos os presentes e àqueles que, mesmo ausentes, me dão apoio, encorajam e ajudam a superar os meus objectivos. É uma honra inaugurar esta nova colecção nesta galeria e espero ter superado as vossas expectativas. É uma exposição voltada para “ a Criança que existe dentro de nós”.
Um agradecimento muito especial aos meus Bons Companheiros de Caminhada na minha “Senda” ao longo da Vida, a quem dedico esta colecção, para a qual ainda tenho muitos temas a elaborar, assim como também aos dois municípios, Terras de Bouro, a terra que me viu nascer e conservo as fortes raízes, e a Guimarães, a terra adoptiva na infância, que me viu e ajudou a crescer.
Esta Exposição foi elaborada sobre o tema «PARADOXOS... SENDA DA LUZ».
Um «paradoxo» consiste em duas ideias contrárias e ao mesmo tempo possíveis que, em certas condições, afirmam exactamente o inverso uma da outra e, noutras circunstâncias, podem ser ambas verdadeiras. (Como, por exemplo, a representação de uma cabana na floresta, num belo dia de Sol, que em determinadas condições e em simultâneo, é o Luar sobre um rio assombrado.)
«Senda de Luz»! "Ninguém se torna iluminado imaginando figuras de luz... mas, sim, tornando-se consciente na escuridão." E o facto de observarmos esta exposição sem luz, dá-nos a possibilidade de fazer essa reflexão...
- Como reflexão pessoal, peço à Olga, uma amiga de há mais de vinte anos e que esteve sempre ao meu lado, que, em representação de todos os amigos, nos transmita o que lhe vai na alma… como sente e enquadra esta exposição.
- Ao Sr. Dr. Barroso da Fonte, pessoa que, em conjunto com a CALIDUM (Clube de Autores Minhoto/Galaicos) e a Câmara Municipal de Terras de Bouro, promove os encontros Nacionais de Poetas e Trovadores, director do «Jornal Poetas e Trovadores» e da Editora «Cidade Berço», que me intitula de «Poetisa» - não me sinto poetisa apenas escrevo aquilo que sinto e como sinto - e afirma que a minha pintura anda de mãos dadas com a poesia, peço que nos diga que poesia vê nestas obras.
- Por último, gostaria que o Sr. Dr. António Afonso, vereador da Câmara Municipal de Terras de Bouro e um dos companheiros de caminhadas pela Serra do Gerês (uma das minhas fonte de inspiração), que está aqui, não em representação do município, mas a meu convite pessoal, nos dissesse como é que eu sou durante essas caminhadas.»
Durante a cerimónia de inauguração, foi oferecida uma obra a óleo sobre tela, da autora, elaborada em 2004, sobre o tema «Encontro Mundial – Município de Guimarães», pelo décimo aniversário da elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património Cultural da Humanidade, (classificada e inscrita a 13 de Dezembro de 2001). A qual foi descodificada, quando exposta no Posto de Turismo de Guimarães em 2004, por uma menina de nove anos a quem foi, agora, entregue.
A Artista apresentou, ainda, uma ilustração para a capa de um livro da sua autoria, um conto infantil e poético intitulado «Ondina e Olimar – Um Extraterrestre na Terra – Planeta Encantado» que visa ser editado também em francês e publicado em França, o qual conta com a colaboração, nas ilustrações,   de Axel Bouquett, um menino francês de 13 anos, e de Raquel Teixeira de 15 anos. Este será o próximo trabalho da artista.
E, em simultâneo com o decorrer desta exposição, no passado Domingo (dia 25 de Setembro, pelas 16h 30m), foi apresentado o livro «Divagações - À Flor da Alma e do Mar» da autoria da Dra. Donzília Martins. Autora de uma colecção significativa de várias edições e grandes participações culturais. Este já é o terceiro livro que a Dra. Donzília Martins  apresenta em simultâneo com eventos desta artista plástica. Donzília Martins, é natural de Murça, nasceu a 25 de Setembro de 1942, festejando nesta apresentação, calorosamente com os seus amigos e estimados leitores, o dia do seu aniversário.
Esta obra foi apresentada pelo Dr. Barroso da Fonte, editor e director; da "Editora Cidade Berço" e do  Jornal "Poetas e Trovadores", contou também com a intervenção e apresentação da aurora do livro feita pelo Dr. Angelino Pereira, da artista expositora, Luzia Ferreira Teixeira - Lucy Bream, com a presença da autarquia local, de outras entidades e demais convidados. Seguida de uma tertúlia e sessão de Autógrafos.

A exposição foi prolongada e estará patente ao público até dia 12 de Outubro de 2011 no horário seguinte: De segunda-feira a sexta-feira das 10:00h às 13:00h e das 15:00h às 19:00h.
________________________________________________________





Sem comentários:

Enviar um comentário

As Bacantes

  As Bacantes eram as sacerdotisas que, na Grécia Antiga, celebravam os mistérios do Deus Baco, ou Dionísios. Esta tragédia, sobre a morte...