quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Trás-os-Montes e Alto Douro, Mosaico de Ciência e Cultura – Apresentação da obra nas Casas Regionais de Lisboa e do Porto





Presidente da Casa Regional de Lisboa - Ernesto Rodrigues -
Adriano Moreira -
 Vice Presidente da Casa Regional

Nos dias 14 e 16 de Julho foi pré-apresentada a colectânea Trás-os-Montes e Alto Douro, Mosaico de Ciência e Cultura, nos salões nobres das casas regionais de Lisboa e do Porto.

António Neto na Casa Regional do Porto. Seguido de Maria Otilia Lage,
Presidente da Casa Regional do Porto
Barroso da Fonte e Donzilia Martins

As salas, de dimensões razoáveis, foram pequenas para tanta gente. Em Lisboa a sessão foi aberta pelo presidente da Casa regional, Professor Valadares. A apresentação foi feita por Adriano Moreira e Ernesto Rodrigues. Razões próprias impediram Almeida Santos de estar presente.


Armando Palavras

Belmiro Rodrigues

No Porto, a sessão foi aberta pelo presidente da Casa regional. A apresentação esteve a cargo Maria Otília Lage, Barroso da Fonte e Donzilia Martins. Seguida das intervenções de José Santos, presidente de câmara municipal de Freixo de Espada à Cinta, Armando Palavras e António Neto, rematadas por uma curta acção concertada de Carlos Novais, presidente da junta de freguesia de Lagoaça. António Passos Coelho, por razões de saúde, não pôde estar presente.
As comunicações foram seguidas de dois magníficos lanches com produtos regionais da Exoterra, oferecidos por António Neto.

José Santos (presidente da Cãmara de Freixo de Espada à Cinta). Seguido de Maria Otilia Lage

Dos autores estiveram presentes, além do coordenador, do editor e dos apresentadores, Júlio Meirinhos, Amadeu Ferreira, Virgílio Gomes, Abílio Gomes, Márcia Trigo, Fernando Chiotte Tavares, Rui Carvalho, Jorge Lage, Jorge Tuela Amadeu Martins e Ilda Pinto Ribeiro. Estiveram ainda presentes, amigos que deram o seu apoio pessoal como Fernando Guimarães e Belmiro Rodrigues.
A apresentação da obra está prevista para 10 de Setembro em Lagoaça e será feita por Márcia Trigo, Amadeu Ferreira, Fernando Castro Branco e Modesto Navarro. E ainda estão previstas apresentações de promoção no Congresso de Vilar de Perdizes (Montalegre) a 1 de Setembro e em Braga no mês de Outubro, aqui com a colaboração de Jorge Lage.
Mais uma vez se deixa um profundo agradecimento aos autores. Por não terem inviabilizado a obra. E a António Neto, um empresário arrojado, empreendedor e inovador, que apostou e arriscou como nenhum outro.
Há almas assim, sonhadoras. Que nos lembram as palavras de Mircea Eliade a propósito da impressão da sua Efigénia: “algumas vezes, seres com uma alma angélica doam as suas economias com o propósito de que se possam imprimir os versos e a prosa dos nossos sonhadores e dos nossos despertadores … “[1]

Armando Palavras


Nota: as fotografias do Porto foram cedidas por Fernando Guimarães. A de Lisboa foi retirada da Internet.

[1] Jornal Românul, Dezembro, 1951                                 


Rui Carvalho em conversa com
Carlos Novais (Presidente da Junta de Lagoaça).
Espectadora atenta

Sem comentários:

Enviar um comentário