quinta-feira, 23 de abril de 2026

Carta a um Amigo

 

JORGE  GOLIAS


Carta a um Amigo

Meu caro Carlos Alberto,

Conheço-te desde sempre e tu a mim desde que te conheces! Fazendo tu hoje 80 anos está explicado o tempo do meu conhecimento. A certa altura cada um seguiu o seu caminho. Com um cruzamento no velhinho e sempre novo IST, onde ambos andávamos nas engenharias. Depois voltámos a andar longe vários anos, mas, nas voltas que a vida dá, um dia, cruzámo-nos na zona do Marquês de Pombal. Creio que foi desde esse dia que nos voltámos a juntar, agora em sede da Casa de TMAD, por onde entrei pela tua mão. Estavas nos órgãos directivos, onde, aliás, sempre estiveste até hoje. Perguntaste-me o que fazer para animar a Casa. Sugeri-te os Dias DD, ou seja, Dia de Mirandela, etc. E fizemos logo vários dias DD, com sucesso e com destaque para a nossa terra que veio cá em força duas vezes. Depois lembrámo-nos de instalar a Tertúlia Transmontana, muito animada por dois actores amadores do Grupo PT, tu e a Elsa, que viria a ser a minha dizedora preferida. Já vos tinha visto em algumas peças e gostei. Tu representavas bem e bem cantavas, sobretudo o emblemático Marião. Ah, e tocavas cavaquinho. Tal como o João Rocha, que também tocava e cantava bem. Depois ganhámos a Ana Maria Calado, a magnífica voz da rádio, que nos encantou e entrevistou a todos para todas as rádios transmontanas. Que foi um vulcão que apareceu e desapareceu dramaticamente. O João Vicente surge então entre nós com a sua boa presença que foi um belo reforço do grupo. Outros amigos se nos juntaram, Eduardo Botelho, que com a sua presença era sempre o narrador, Elsa Vera, João de Deus e, assim, animámos a Casa durante uns 12 anos.

Curiosamente, com tantos distanciamentos da vida, vivíamos todos os reencontros como se nunca tivéssemos deixado de nos ver!

E pronto, aqui chegados, a Tertúlia foi-se esgotando, mas a nossa amizade continua firme. Ter Amigos é o melhor que a vida nos pode dar. Sou Teu Amigo e aqui estou a dar-te os Parabéns por teres chegado à marca de Octogenário. Estás agora mais perto de mim.

Que passes um Dia Feliz junto da tua Família.

Abraço fraterno,

JG85

 

22/04/2026

1 comentário:

  1. Um bela carta onde a Amizade anda à solta. Cantemos este lindo sentimento: AMIZADE


    É cantando a Amizade,
    Nos acordes da verdade,
    Que a dança da vida é feita.
    Temos de ir além da ponte
    E buscar um horizonte
    Duma ilusão perfeita.

    A carícia dum sorriso
    É sempre o melhor juízo
    P’ra julgar a Amizade;
    Mas terá que ser sentido
    E pelo coração tido
    Como fruto da Verdade.

    Deste jeito foge a dor
    Tornando a vida melhor
    E os momentos mais ledos,
    Onde Amigos são amarras
    Como cordas de guitarras
    Vibrando por entre os dedos.

    João Afonso
    Equinócio da Primavera

    ResponderEliminar

Eugénia Neto: personalidade maior Barrosã aos 92 anos - Uma cinderela do povo

  Em 8 de Março de 1934 nasceu, em Montalegre, Maria Eugénia Neto que aos seis anos foi viver para Lisboa, onde estudou e se fez «mulher d...

Os mais lidos