É urgente enterrar o wokismo. A Suécia sabe
![]() |
| VITOR RAINHO Jornal Sol |
A Suécia tem um problema grave que a obriga agora a rever as tontices que fez por querer ser um país moderno. Já no Brasil, Glória Perez, a escritora de telenovelas famosas, dá o Grito do Ipiranga e arrasa a cultura woke. E Portugal? Vai continuar a querer ser modernaço e tonto?
FONTE:https://sol.sapo.pt/2025/09/06/e-urgente-enterrar-o-wokismo-a-suecia-sabe/
“Fomos
ingénuos”: a Suécia, pioneira na digitalização da Educação, está “a voltar ao
papel e à caneta”
3 de Setembro de 2025, 19:05
Nos anos 1990, a Suécia era considerada um modelo em termos de Educação. Os seus alunos conseguiam lugares de destaque nas avaliações internacionais feitas regularmente pela OCDE. E várias das políticas que tornavam aquele país especial — transferência de poder para as comunidades locais, grande investimento no ensino independente, garantia da "liberdade de escolha" total às famílias — serviram de inspiração a outros. O país foi também pioneiro na digitalização da educação. As escolas foram equipadas com computadores e tablets. Livros de papel foram substituídos por manuais digitais. Mas, desde o início dos anos 2000, os resultados dos alunos começaram a piorar. Johan Pehrson, que foi ministro da Educação até Junho, sublinha que não foi só na Suécia. "Coincide com a entrada dos smartphones no mundo ocidental", e em especial na vida das gerações mais novas. E também na vida das escolas.


Por isso e mais aquilo é que os alunos não sabem , nem calcular nada e nem escrever português correcto! E ler, está quieto! Até já os nossos pobres poetas d`agora, arrancam uma fraquíssima inspiração pirosa só pelos smartfones -ligam-nos às pessoas mais originais para a conseguir e, quando algum trabalha um pouco mais rebuscado, que se consiga ler e por acaso entender alguma coisa, então dão-lhe logo um prémio para aliciar e ver se conseguem melhor, na próxima -Portugal modernaço e tonto, vaidoso e oco ... - O ensino em Portugal não irá fazer grandes Mestres, como se faziam antigamente... vai ser um deserto!
ResponderEliminar