sábado, 30 de agosto de 2025

Trump entre a espada e a parede

 

General  Isidro de Morais Pereira


Não são apenas os ucranianos que esperam que finalmente Trump se coloque do lado certo dos ventos da história. Todos nós, no Ocidente europeu, estamos visivelmente em suspenso.

Trump entre a espada e a parede.

A leitura dos resultados do encontro de Putin e Trump no Alasca sugerem que a situação geoestratégica envolvendo a Ucrânia se encontra num maior estado de expectativa e até de perturbação. A Europa deparou-se com um verdadeiro balde de água fria e uma reação adequada impunha-se.  Finalmente assiste-se a uma expressiva e mais categórica intervenção por parte dos líderes europeus que fizeram questão de acompanhar e apoiar o presidente ucraniano a Washington no passado dia 18 de agosto, deixando claro, que o que importa extravasa em muito a independência da Ucrânia. Representa muito mais do isso. Realmente é a própria arquitetura de segurança europeia e a preservação da ordem mundial liberal, baseada em regras, que estão em jogo.

FONTE: iao/artigos/trump-entre-a-espada-e-a-parede

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem-me ir trabalhar

  JOÃO  MASSANO   Quinta-feira, 11 de dezembro, greve geral. O INEM anunciou paralisação e depois recuou. Os tribunais não recuaram. Os tr...

Os mais lidos