quinta-feira, 24 de outubro de 2024

O "bairro dos retornados e pretos".


 Antonio Cunha

 @AntonioCunha79

 

Cresci num dos piores bairros da margem sul, onde os meus amigos não podiam ir brincar pq era o "bairro dos retornados e pretos". Os meus pais eram pobres, não tinhamos carro nem tv a cores e telefone foi só 10 anos depois de para lá irmos morar. Quando o meu pai comprou o seu primeiro carro, usado obviamente,  tapava-o com uma capa para ninguem o riscar ou roubar.

Das pessoas da minha geração alguns como eu nunca se meteram em grandes merdas, embora fizesse muita parvoice propria da idade, e seguimos as nossas vidas, constituimos familia, emigraram outros e lá nos safámos.



A grande maioria, os que não tinham cabeça, os preguiçosos que andavam na rua dia e noite, esses começaram a fumar droga aos 12 ou 13, e a fazer assaltos aos 15. Muitos já morreram, outros estão presos e outros andam por lá no bairro aos caidos como se fossem sem abrigo, a fazer biscatos e a pedir comida aos vizinhos.

Foi assim crescer num bairro do Fundo de Fomento na margem sul, entre brancos, pretos, amarelos e ciganos.

Portanto não me venham dar lições. As pessoas têm que fazer escolhas na vida. É mais fácil andar na rua a brincar do que ficar em casa a estudar. É mais fácil deixar os filhos sem supervisão e passar os dias no café com os amigos.

Todas as escolhas que fazemos têm consequencias. Deixem de tratar as pessoas como coitadinhos e infantilizar quem vive em bairros sociais.

Quem quer ser alguem na vida, trabalha duro, esforça-se ainda mais, e de uma forma ou outra vai conseguir uma vida melhor para si e para os seus.

Mas é mais fácil andar a traficar droga e comprar roupa cara, andar a roubar carros e ter telemoveis ultima geração. É muito mais fácil imitar estrelas hiphop do instagram, claro. Pq esses são os herois das novas gerações que não trabalham, que nao estudam e que nao se esforçam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O "bairro dos retornados e pretos".

  Antonio Cunha   @AntonioCunha79   Cresci num dos piores bairros da margem sul, onde os meus amigos não podiam ir brincar pq era o &q...