domingo, 20 de outubro de 2024

Levada de Víbora

 

JORGE  LAGE


Levada de VíboraA «Levada de Víbora» e «Moinhos d’El Rey» são um complexo da indústria da moagem medieva, composto por uma levada (agueira) que, descendo a nave da Serra Cabreira, fazia trabalhar um conjunto de antiquíssimos moinhos, datados do tempo de Dom Dinis, no termo de Abadim - Cabeceiras de Basto. 

Mas, a «Levada de Víbora» é o título do livro de belos textos, em verso e prosa, de Abílio Bastos, de Abadim e veia poética fogosa. A escrita desassossegou-o pela vida fora. Nascido no mundo rural de Basto, com parcos recursos, teve de se fazer à vida como carpinteiro, correndo os quatro cantos do mundo, de Nova Iorque a Timor. Orgulho-me de ser seu «padrinho» literário, já que, «usando de mansinho», o levei a publicar o primeiro livro de poemas, «O Vale» e agora «Levada de Víbora». É um hino a Abadim, a Cabeceiras e á diáspora Lusa. A capa, a cores, reproduz um trecho da Levada de Víbora a «alimentar» um moinho de El-Rey Dom Diniz. Na contracapa surge um cruzeiro e pode ler-se do Prefácio: «A voz do poeta soltou-se da fonte, permitindo que a mão, que sempre trabalhara na arte de carpintaria, pudesse, agora, alinhar as letras/versos como tábuas e apresentá-las com um brilho singelo aos leitores, lembrando os versos de Alberto Caeiro: “E há poetas que são artistas/ E trabalham nos seus versos/ Como um carpinteiro nas tábuas!” (Júlia Reis Serra)». E do Posfácio: «A poesia é, também, uma arte de dizermos quase tudo o que nos vai na alma sem constrangimentos (Jorge Lage)». É uma obra com 200 páginas de textos em verso e prosa, e um conjunto de fotos do património cultural de Abadim e Cabeceiras. Parabéns ao Abílio Bastos por mais esta pérola, divulgando memórias e património cultural, material e imaterial. O livro pode ser solicitado à Junta de Freg. de Abadim (jfabadim@gmail.com ou 96474826 – Presidente), ao preço simbólico de 5€, para uma causa social local.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Debate do Dia Municipal da Igualdade: Desafios das migrações em Bragança

  Enviamos, em anexo, o cartaz do Debate do Dia Municipal da Igualdade, a realizar-se no CNIJ no dia 24 outubro. Muito gostaríamos de cont...