sábado, 28 de setembro de 2024

25º aniversário do DÍA DEL TURISMO DE CASTILLA Y LÉON 2024 - Grã Ordem Afonsina

Foto final da Mesa Redonda em Zamora
 

NOTA DE IMPRENSA

Por convite do CENTRO DE INICIATIVAS TURISTICAS  DE ZAMORA Y MUNICIPIOS LIMTROFES, a Grã Ordem Afonsina participou no 25º aniversário do DÍA DEL TURISMO DE CASTILLA Y LÉON 2024, que se realizou em Zamora nos dias 20 e 21 de outubro.

Para além do ACTO DE INAUGURACIÓN DEL DÍA DE TURISMO DE CASTILLA Y LÉON na manhã do diA 20, do programa fez uma mesa redonda sobre o tema "El patrimonio como atractivo turístico", em que intervieram o diretor de projetos da Fundación las Edades del Hombre, o diretor da Fundación Zamora-Arte, o Vice-presidente da Diputación de Zamora, sob moderação do diretor-geral de turismo da Junta de Castilla y Léon.

À tarde, realizou-se uma mesa redonda sobre o tema "Visión de futuro de los C.I.T", com a moderação do diretor-geral de turismo da Junta de Castllla y Léon, em que interveio a Presidente do C.I.T de Zamora, Clarisa Rodriguez Zúniga", fazendo referência às circunstâncias de tempo e modo em que surgiu em Zamora a prática da comemoração da investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro e ao protocolo de cooperação e amizade celebrado com a Grã Ordem Afonsina com o propósito de manter e aprofundar este evento histórico e cultural.


Nesta oportunidade, o presidente da Grã Ordem Afonsina, Florentino Cardoso, usou da palavra, não só para agradecer o amável e honroso convite,  mas também para anunciar um conjunto de ideias que estão a ser construídas com a intenção de ser implementada uma plataforma capaz de celebrar o 900º aniversário da Investidura de Afonso Henriques como Cavalaleiro no dia 08 de junho de 2025 de uma forma tão digna e solene que marque para sempre a Alteza do Rei Fundador e reforce os laços de amizade entre portugueses e espanhóis.

Uma dessas ideias vai ser concretizada nos dias 05 e 06 de outubro do com a realização em Miranda do Douro de uma Conferência sob o tema "COM ZAMORA NO HORIZONTE", integrada nas IV Jornadas de Património Cultural Intangível de Guimarães, com a participação dos oradores constantes do programa em anexo, e com o objetivo de pré-anunciar a comemoração do 900º aniversário da Investidura em 2025, que poderá servir de modelo para ações posteriores a desenvolver noutras localidades fronteiriças, ou em cidades com ligações históricas à fundação de Portugal.

Esta iniciativa conta com a participação de 50 vimaranenses prosélitos de Afonso Henriques, que se farão deslocar até aquela cidade raiana num autocarro de turismo para prestar homenagem a D. Afonso Henriques, marcando também presença no domingo, dia 06 de outubro, num desfile com a réplica da Espada do Rei Fundador através das ruas de Miranda, seguido de Missa solene na Concatedral, desfile esse que será acompanhado por um corpo de Escuteiros, por um grupo de Ex-Combatentes do Ultramar e por uma formação dos Bombeiros Voluntários desta cidade.

Seguem em anexo:

1. Uma fotografia do Dia do Turismo em Zamora

2. O programa da Conferência "Com Zamora no horizonte".

 

O Presidente da Direção

Florentino Cardoso (966 467 763)


Sem comentários:

Enviar um comentário

A viagem para junto das 72 virgens ...

Para os komentadeiros que andavam para aí a palrar, a resposta foi esta. Depois de aniquilarem os maiores comandantes do Hezbllah (organizaç...